terça-feira, 6 de setembro de 2011

"A cidade é mais do que o automóvel", Presidente António Costa (18-6-2011)‏.









Exmos. Senhores Presidente da Câmara e Vereador da Mobilidade

Vimos pelo presente alertar V. Exas. para a urgência de uma intervenção da CML no actual modelo de estacionamento na Rua dos Fanqueiros.

A presente disposição e o excesso de lugares de estacionamento, em especial junto da Rua de S. Nicolau, criam regularmente graves problemas na mobilidade dos transportes públicos, nomeadamente do eléctrico 15 com destino a Belém.

Conforme ilustram as imagens em anexo, aquela carreira é frequentemente interrompida logo após o seu início na Praça da Figueira devido ao estacionamento que se faz na Rua dos Fanqueiros.

Pensamos que a frequência e agravidade deste problema merecem maior atenção da CML uma vez que está em causa a mobilidade de milhares de lisboetas e de turistas.

Assim, considerando:

- os bons exemplos que nos chegam de outras cidades da Europa e revelam uma cada vez maior prioridade à circulação dos eléctricos


(http://www.nytimes.com/2011/06/27/science/earth/27traffic.html?pagewanted=1&_r=2&ref=europe );

- a oferta de estacionamento na zona, incluíndo a recente abertura do silo de estacionamento no Chão do Loureiro (e a proximidade do Parque na Praça da Figueira);

- a alteração de paradigma na mobilidade e nos estilos de vida, devendo-se apostar cada vez mais na promoção da cidade histórica e da Baixa em particular;

Julgamos que o presente modelo de estacionamento na Rua dos Fanqueiros está obsoleto, pois reflecte uma realidade de planeamento das décadas de 70/80 do século passado, centrada nas exigências do transporte privado.

Assim, solicitamos à Câmara a revisão do actual perfil do arruamento, sendo que é de especial urgência uma intervenção no sector junto à Rua de São Nicolau, onde o estacionamento em espinha (ilegal?) tem provocado graves interrupções no serviço dos transportes públicos, prejudicando a vida de milhares de cidadãos.

Com os melhores cumprimentos,

Fernando Jorge, Paulo Ferrero.

FOTOS: Oito eléctricos "presos" na Rua dos Fanqueiros devido ao excesso (e excessos!) de estacionamento à superfície que ainda prevalece na Baixa. Um cenário caótico que acontece com demasiada regularidade. É todo um paradigma de mobilidade, de estilos de vida, que tem de ser profundamente alterado em Lisboa.

CC: AML, CARRIS, Associação Turismo Lisboa,

http://cidadanialx.blogspot.com
http://cidadanialx.tripod.com

Sem comentários: