domingo, 7 de agosto de 2011

Visualizar o trânsito.







Jovem português leva trânsito de Lisboa até NI

Liliana Borges


Share Já pensou sobre como o trânsito de Lisboa parece ter vida própria? Pedro Miguel Cruz, um jovem informático de 26 anos, reparou e decidiu combinar os seus conhecimentos de engenharia informática ao design gráfico e criar um original mapa. Comparando as estradas a veias que bombeiam o tráfego para e do coração da cidade, este professor e investigador da Universidade de Coimbra conquistou visibilidade a nível internacional. O jovem é o único português que vê o seu trabalho a integrar a exposição de design Talk to Me, disponível no Museum of Modern Art (MoMA).

O projeto Visualizing Lisbon’s Traffic, escolhido para integrar a exposição nos Estados Unidos da América e integra também a sua tese de mestrado em de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC e mostra num vídeo de dois minutos a evolução do tráfego ao longo de um dia. Os dados foram disponibilizados pelo projeto CityMotion, do MIT Portugal.

Para criar o vídeo de dois minutos foi necessário registar dois milhões de GPS e mapear todas as coordenadas e velocidades de um total de 1534 táxis que circularam em Lisboa, em outubro de 2009. Os dados foram reunidos e nada foi deixado ao acaso. As cores representam a velocidade a que os veículos circulam, sendo que a verde representa os 60km/h e a vermelho as velocidades mais elevadas. O vídeo consegue assim abordar grandes quantidades de dados, de uma forma que é inteligível e entusiasmante para todos, através de animação e síntese visual. O trabalho de preparação pode ser visto aqui e o vídeo final aqui. Um comunicado do MoMA sobre o projeto garante que esta será «uma forma de expressar informações do dia-a-dia e sugerir aplicações para a tecnologia móvel».

Obtendo cada vez mais reconhecimento internacional, o trabalho de Pedro Miguel Cruz é colocado ao lado de interfaces mundialmente conhecidas e respeitadas como a iTunes, Google Sky ou Wii. Esta conquista junta-se assim, um ano depois, à distinção feita pelo SIGGRAPH 2010, o maior festival de Computação Gráfica e Tecnologia do mundo, com o trabalho Visualizing Empires Decline. Também já este ano o investigador do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC) havia sido contemplado com o prémio de Seeds of Science Junior, atribuído pela Ciência Hoje.

A exposição Talk to Me estará de portas abertas em Nova Iorque até dia 7 de novembro. Por aqui, poderá consultar o espaço do bem-sucedido engenheiro e designer que coloca disponíveis outros trabalhos semelhantes ao projeto em exposição.



+++Este artigo foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.+++

Sem comentários: