terça-feira, 16 de agosto de 2011

Em ruínas...







Mais um exemplo, proposto para demolição integral, desta vez em plena ZEP da Basílica da Estrela! A destruição do património arquitectónico do séc. XIX/XX não parece ter fim. O que restará de Lisboa se a CML e o IGESPAR aprovarem a demolição de todos estes imóveis correntes da Lisboa Romântica? Tomados isoladamente são banais e simples mas é no papel que desempenham num conjunto urbano que reside a sua importância para o bairro e cidade. Porquê demolir este prédio recuperável? Sabemos que é possível - e corrente nas cidades da Europa desenvolvida - reconverter, adaptar, remodelar, modernizar os interiores deste tipo de imóveis. Mas em Lisboa cada vez mais se opta pela lógica da tábua rasa, pelo apagar da memória colectiva. Lisboa é cada vez mais uma cidade anti-restauro, anti-conservação. E já são poucos os casos que consideram a outrora popular "solução" simplista e pueril da "manutenção da fachada" (salvo na Baixa e Chiado, por enquanto!). Afinal, tudo se reduz à especulação dos solos da cidade e à imposição de estilos de vida contrários à cidade histórica. E isso fica bem claro pelo modo como os proprietários estão a vender este prédio, considerado apenas como mero "lote de terreno" para construção nova:


«Edifício para demolição integral com projecto em apreciação na CML para 2 T4 Duplex com estacionamento. Área de construção 716 m2. Excelente localização.»

FJorge

1 comentário:

Portugalredecouvertes disse...

Obrigada pelo vosso protesto!

Vi há poucos meses prédios lindissimos numa avenida perto da rotunda do Marquês de Pombal, completamente ao abandono!
Que "pecado" que fachadas com tanta personalidade possam desaparecer de um dia para o outro para dar lugar a prédios descaracterizados e sem alma? Já há milhões deles por esse país fora.
Quando em outros países da Europa se mantém justamente o que diferencia! Porquê esta destruição, ainda por cima na cidade capital que foi outrora uma das mais lindas cidades dos séculos passados! Vamos deixar que tudo desapareça???