segunda-feira, 18 de julho de 2011

Uma Lisboa verde e antigos móveis "novos".

A ideia vem de Friburgo, a "cidade mais ecológica da Alemanha", como a descreve a responsável pelo projecto The Lisbon Greenlab Experience, Leonora Lorena. A viver há cinco anos na Alemanha, Leonora foi para tirar um mestrado em Política Ambiental e diz que a cultura alemã valoriza muito o consumo sustentável, a redução de resíduos e a reciclagem. Foi por causa desta influência que nasceu a ideia para o projecto, um dos dez finalistas da iniciativa da Fundação Gulbenkian e da Fundação Talento, o concurso em que participaram mais de 200 ideias.






"Lá se pensam, cá se fazem", foi o lema do concurso Faz - Ideias de Origem Portuguesa, destinado a equipas constituídas por portugueses na diáspora e a residentes. Leonora tomou conhecimento da iniciativa através das redes sociais. A missão da GreenLab, equipa composta por três elementos - Leonora Lorena, Sara Dias e Margarida Madureira -, é mesmo "mudar o tipo de consumo que existe em Portugal, que não valoriza a reutilização e a reciclagem".

"Os serviços municipais fazem recolha de móveis que as pessoas deixam na via pública, considerados lixo", começa Leonora a explicar. Estes são armazenados em instalações públicas, sem qualquer rentabilidade e desvalorizados ano após ano. "É aqui que queremos actuar". A ideia consiste na "criação de espaços em Portugal que promovam uma cultura de consumo sustentável". Como? O GreenLab Experience pretende ser um espaço de "reutilização e transformação de objectos", através de uma nova concepção de design e posterior venda ao público. Sara Dias entra nesta fase. Como realizou um workshop relacionado com a reciclagem de móveis, tem alguns conhecimentos sobre o assunto.

Com a ajuda das autarquias (para a cedência de um local e consequente deposição dos móveis), com quem a equipa pretende estabelecer protocolos, e de profissionais especializados será possível implementar uma cultura de reaproveitamento e sustentabilidade, incluindo-a no estilo de vida dos portugueses.

Reduzir a exploração de novos recursos naturais que são necessários para a produção de bens e produtos é outro dos objectivos da equipa. "A reutilização tem um contributo enorme na gestão de resíduos porque permite aproveitar matérias-primas que, de outra forma, seriam acondicionadas em aterros ou queimadas", explica Leonora.

Este projecto apresenta-se de "interesse público", já que pretende responder a um conjunto de problemas: criar emprego, produzir bens, ser sustentável, gerar riqueza e contribuir para a transformação de mentalidades, resume a equipa.

Para começar, o GreenLab quer organizar um evento para o qual vão convidar 20 designers da Escola Superior de Design, Marketing e Publicidade (IADE) e propor-lhes o desafio de, em sete dias, reciclarem e darem um novo design aos móveis, que serão leiloados. A intenção é organizar workshops de formação na área da reciclagem de móveis e do consumo sustentável. A equipa ambiciona ainda ter um espaço que seria, ao mesmo tempo, oficina e loja, galeria com exposições temporárias, espaço de café (com produtos biológicos) e ainda horta urbana.

O prémio de 50 mil euros é apetecível, mas a equipa promete levar o projecto para a frente mesmo que não vença.


In jornal Público, 16 de Julho de 2011.


Sem comentários: