domingo, 3 de julho de 2011

Na Baixa, catalisadores.








Carros anteriores a Junho de 1992 obrigados a ter catalisador para circularem na Baixa de Lisboa


A partir desta segunda-feira nem todos os veículos vão poder circular na Baixa de Lisboa. Os automóveis com matrícula anterior a Junho de 1992 precisam de um catalisador. O objectivo é baixar os níveis de poluição numa das zonas mais movimentadas da cidade. Mas a medida prevê excepções.Um automóvel antigo terá de instalar um catalisador para poder circular na Av. da Liberdade e na Baixa de Lisboa. A medida abrange todos os veículos anteriores a Julho de 1992 e pretende baixar os níveis de poluição na cidade.

No que toca a contas, um catalisador novo pode custar 600 euros. Depois é preciso um documento a comprovar que o carro tem a dita peça. Esse documento custa mais de 60 euros, enquanto a multa por desrespeitar a zona de emissões reduzidas é de 25 euros, menos de metade.

No entanto há excepções à nova legislação. Os chamados veículos históricos devidamente certificados não precisam de alterações.

E no sentido de haver menos poluição, em Janeiro de 2012 a zona de emissões reduzidas é alargada ao resto da cidade de Lisboa.

Só não se sabe se com os custos envolvidos e multas brandas alguns condutores não vão preferir arriscar e andar na cidade com um carro sem catalisador.

(Sic).

1 comentário:

JKL disse...

Uma questão pertinente que não vi esclarecida em lado nenhum: aplica-se aos motociclos?