quarta-feira, 29 de junho de 2011

Cine Conchas.

Cidade
CineConchas: a pérola do cinema ao ar livre
por Maria Espírito Santo,


Não tem muito que se lhe diga: é uma tela gigante no meio de um parque, com um palco de cadeiras brancas, de plástico. E é verdade que pode ter de aturar muita criancinha de lá para cá a fazer barulho e pessoas que não se importam de fazer ouvir a sua opinião sobre o estado do país em plena sessão. Mas por outro lado, há que ter em conta que é gratuito e que a escolha dos filmes é, como sempre, variada e actual. Aproveite para ver os sucessos de bilheteira que deixou escapar, incluindo premiados dos Óscares.

É hoje à noite a sessão de abertura da 4ª edição do CineConchas, no Parque das Conchas, no Lumiar. O primeiro dia de cinema ao ar livre conta com "José e Pilar", o documentário que acompanhou cerca de quatro anos da vida de José Saramago. "Chamem-lhe simplesmente um filme. Documentário soa-me a animais a copular", confessava Pilar del Rio ao El Mundo em Janeiro deste ano. Já fez um ano que o escritor morreu e este filme, realizado por Miguel Gonçalves Mendes, recorda a vida e o percurso do escritor, homem e amante. São imagens do dia-a-dia do casal, na sua casa em Lanzarote e das viagens que fizeram para a apresentação do último livro do escritor português: "A Viagem do Elefante".

O destaque vai ainda para o "Discurso do Rei" filme que arrecadou quatro Óscares da Academia, entre eles Melhor filme, Melhor realizador, Melhor Argumento Original e Melhor actor. Colin Firth é o rei George VI (ou Bertie, como lhe chamavam) que luta para superar um problema de gaguez com a ajuda de um terapeuta da fala. O CineConchas conta como outros contemplados dos Óscares como "O Segredo dos seus Olhos", produção latino-americana que ganhou o prémio de Melhor Filme Estrangeiro e "A Rede Social", filme sobre a criação do Facebook que também mereceu três estatuetas.

E porque o evento preza pela variedade, serão projectados filmes para todas as idades e de todos os géneros - do drama ao suspense até à animação. Filmes aclamados como "Adeus, Lenine!" e o "Despertar da Mente", misturam-se com êxitos de bilheteira para os mais pequenos como "Gru - O Maldisposto" e "Entrelaçados".

Ao criar este tipo de eventos gratuitos em locais públicos, a organização pretende juntar públicos diferentes, tanto de população realojada, proveniente de bairros degradados, como de população da classe-média alta que ali se estabeleceu recentemente. O evento faz parte das Festas de Lisboa e é organizado pelo EGEAC, o Centro Cultural da Musgueira, o Viver Lisboa e a Ânimo Leve.

Agora é só enfiar as pipocas no microondas, pegar na manta mais à mão e dirigir-se ao Lumiar.


(«i»)

Sem comentários: