quarta-feira, 4 de maio de 2011

Saldanha Residence: cinemas fecham.







Cinema: Medeia deixa de exibir no Saldanha Residence

Branco encerra salas
Os quatro cinemas do Saldanha Residence, em Lisboa, fecham na próxima segunda-feira. O anúncio foi feito ontem em comunicado pela Medeia Filmes, exibidora de Paulo Branco, que justificou o encerramento pela concorrência dos grandes grupos e a "obrigatoriedade de investimento na digitalização."

0h30
Nº de votos (0) Comentários (0) Por:Sofia Canelas de Castro






Ao CM, Branco apontou mesmo a "concorrência desleal" face a exibidores como a Zon Lusomundo que, dada a liderança do mercado, pode "oferecer bilhetes de cinema desmesuradamente". Uma luta desigual, que para Branco já deveria ter estimulado a intervenção da Autoridade da Concorrência, do Ministério da Cultura e do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).

Além da "falta de regulação" do sector, o também produtor e distribuidor considera que "devia ter havido concertação entre exibidores e entidades públicas para acesso ao financiamento para digitalização de salas." Pela dificuldade neste processo, Branco deixa agora o Saldanha Residence, para "manter a oferta das restantes" 11 salas Medeia: King (3), Monumental (4), Fonte Nova (3) e Nimas (1). A Medeia é a quinta exibidora em Portugal, com 1,9 milhões de euros de receitas em 2010. A líder Lusomundo (200 ecrãs) conseguiu 45 milhões de euros, segundo o ICA.

Em negociação de dívidas pendentes a saldar com a proprietária do Saldanha Residence – a Novimovest (fundo de investimento imobiliário do banco Santander) –, Branco assume ainda que o destino dos nove funcionários das salas será "o desemprego." O CM tentou saber junto da Novimovest qual o futuro dos cinemas, mas, até ao fecho da edição, não obteve resposta.

(Correio da Manhã).

Sem comentários: