segunda-feira, 9 de maio de 2011

«Pedagogia Cívica».







Distúrbio em Lisboa

Marcelo Rebelo de Sousa: “Foi um comportamento louco”
Antigo líder do PSD explicou na TVI como tentou evitar que um homem usasse uma arma.

"Pensando bem, foi um bocadinho louco aquele meu comportamento. Mas por uma vez a pedagogia cívica resultou." As palavras são de Marcelo Rebelo de Sousa, que confirmou ontem na TVI ter evitado uma cena de pancadaria entre dois homens, no Chiado, tal como noticiou o CM na sexta-feira.

Confessando que "foi complicado", o professor revelou ainda outro pormenor que tornou a sua intervenção ainda mais arriscada: um dos homens tinha um revólver. Quando entrou na rua Ivens, em Lisboa, na terça-feira, Marcelo deparou-se "com dois homens que se queriam matar um ao outro".

De um lado estaria "um arrumador da zona" e do outro um vigilante, explicou ontem Marcelo, que recordou a situação na primeira pessoa. "A coisa complicou-se quando um deles sacou de um revólver. Quando o vigilante disse que ia chamar a polícia pelo telemóvel, o outro disse ‘mas eu mato-te’." Segundo o comentador, valeu-lhe o facto de ser uma figura conhecida para usar a "pedagogia cívica". "Mas não me conhece?", descreveu o comentador, tentando argumentar com o indivíduo que seria um erro usar a arma. "Tem aqui não sei quantas testemunhas de acusação, vai ficar com a vida estragada", apelou Marcelo Rebelo de Sousa.

"Entretanto, chegou a polícia, o homem guardou o revólver e achou, realmente, que era uma estupidez com 50 anos ir parar com os ossos à cadeia", concluiu o comentador, lembrando que "à portuguesa [entre os transeuntes], ninguém se mexeu".

"AMEAÇAS COM TÁBUAS"

A confusão a que Marcelo Rebelo de Sousa assistiu e que procurou ajudar a resolver foi relatada ao CM por várias fontes que, no local, viram o professor apelar à calma dos dois homens envolvidos na discussão. Um deles fez "ameaças com uma tábua que apanhou do chão".

(in Correio da Manhã).

Sem comentários: