domingo, 1 de maio de 2011

Lisboa a cair n.º 30: a nossa lista dos prédios totalmente devolutos da cidade.




















Imóvel situado na Travessa das Mónicas n.º 2-4, freguesia de São Vicente de Fora, ou Freguesia da Graça.
O antigo Convento das Mónicas foi fundado em 1586, por D. Maria Abranches filha de D. Álvaro de Abranches, Capitão-Mor de Azamor, em propriedades suas e cedidas às freiras para o culto. Situado nas proximidades do Convento da Graça, da Ordem de Santo Agostinho, o convento pertencia à mesma regra, mas dedicado a Santa Mónica, mãe deste Doutor da igreja. Com o sismo de 1755 parte do convento ruiu e foi alterada a sua traça original seiscentista. A igreja e as fachadas foram então reconstruídas.
Em 1834 as autoridades liberais nacionalizaram os bens das ordens religiosas e extinguiram as casas masculinas. Os conventos femininos permaneceram mas apenas enquanto fossem vivas as religiosas que os ocupavam. Após a morte da última freira em 1870 o Estado transformou o convento em casa de correcção para rapazes e seguidamente para raparigas. Em 1918, a República converteu-o em cadeia civil para mulheres. O estabelecimento prisional seria desactivado em 1989. Em 2005 albergava ainda alguns reclusos em regime aberto.
Não consta sequer do LEVANTAMENTO DO PARQUE EDIFICADO DEVOLUTO DA CIDADE DE LISBOA, tal como acontece com a maor parte dos grandes imóveis devolutos do Estado.

Em 2008 uma sociedade liderada por António Lamego - Advogado e antigo sócio de Alberto Costa então Ministro da Justiça comprou este e outros antigos imóveis do Ministério da Justiça à ESTAMO.
A cadeia das Mónicas foi assim vendida em mais uma manobra de desorçamentação, utilizando património do Estado.
Pode encontrar uma notícia mais completa e sempre instrutiva no jornal «Público»:
http://www.publico.pt/Política/empresa-criada-por-exsocio-do-ministro-da-justica-tambem-comprou-a-antiga-cadeia-das-monicas_1316311

Depois do convento dos Inglesinhos, do convento de Arroios, do convento dos Lóios, do palácio da Rosa, do palácio Folgosa, do palácio Pancas-Palhas, do Hospital do Desterro, do Hospital Miguel Bombarda seguir-se-á o quê?
Mais um condomínio privado, ou um hotel de charme?
Veja no ligação abaixo o enorme logradouro deste imóvel e o que provavelmente nos espera.
O nosso obrigado à equipa de «O Carmo e a Trindade».
http://carmoeatrindade.blogspot.com/2010/06/vem-ai-um-inglesinhos-parte-ii.html

Em 2010 a Câmara aprovou um parecer favorável, condicionado ao pedido de informação prévia da empresa de capitais públicos Estamo, para um projeto imobiliário no antigo convento das Mónicas.
O parecer favorável está ainda condicionado a uma "avaliação da localização dos acessos de emergência e ao estacionamento", em função do "número real de caves", implicando uma "melhoria do espaço público envolvente". A Estamo tinha já submetido à apreciação da autarquia um pedido de informação prévia em 2008.
À partida, e sublinhamos bem este à partida, qualquer intervenção no antigo convento das Mónicas estará condicionada pelo núcleo de interesse histórico e sistema de vistas da frente ribeirinha, sector da Colina do Castelo aos Olivais, inventário municipal do património e área de potencial valor arqueológico. A ver vamos.

Sem comentários: