sexta-feira, 22 de abril de 2011

A Cadeira Gonçalo.


Cadeira Gonçalo


A cadeira Gonçalo é a mais caracteristicamente portuguesa das cadeiras de esplanada. É, na origem, uma cadeira metálica pintada, de estrutura tubular em aço, composta apenas por quatro elementos: tubo que define as duas pernas de trás, o apoio para os braços e o contorno superior do encosto; tubo que define as duas pernas da frente e o contorno posterior do assento; encosto curvo e ligeiramente reclinado; assento ligeiramente reclinado com bordo dianteiro curvo.

História~


As primeiras cadeiras de modelos semelhantes terão aparecido em Lisboa nos anos 30 e 40 do século XX. Nos anos 50, anos de apogeu deste tipo de cadeira, o mestre serralheiro Gonçalo Rodrigues dos Santos terá criado o modelo definitivo, que veio a ser registado já nos anos 90 pela Arcalo, um dos fabricantes destas cadeiras. Após anos de crise face à concorrência do mobiliário de plástico, os anos 90 trouxeram um novo interesse por este tipo de cadeira, em grande medida graças à decisão de equipar com ele todas as esplanadas do Centro Cultural de Belém e da Expo 98. (in Wikipedia).

2 comentários:

Miffy disse...

BOA!!!

Obrigada pela nota histórica sobre esta cadeira: já há muitos anos que me questionava sobre a autoria da mesma.

Faz parte do imaginário de qualquer Lisboeta (acho) digno desse nome. Como diria o outro (desculpem lá a pioroseira e falta de originalidade): Já fui muito feliz em momentos de convívio nestas cadeiras :)

Um grande Bem Haja ao Lisboa S.O.S!!!

BOA PÁSCOA :)

Politikus disse...

O grande Parque do Alvito no Monsanto. Tinha uma esplanada com estas cadeira... usaram-nas até ao ano 2000