quarta-feira, 23 de março de 2011

... mas 11 mil em ruínas.





Lisboa: Câmara quer requalificar

11 mil casas em ruínas
Lisboa tem 11 mil edifícios em ruínas ou devolutos para os quais são necessários 1500 milhões de euros de verbas públicas para reabilitar. Os dados foram ontem revelados pelo vereador do urbanismo da Câmara de Lisboa, Manuel Salgado, que avançou ainda que serão obrigatórias as inspecções técnicas de edifícios nas vendas e arrendamentos.

Dos 11 766 edifícios a precisarem de obras - um quinto do património imobiliário da cidade -, 7085 estão em mau estado e 4681 devolutos mas é objectivo da autarquia reabilitar os prédios em mau estado a um ritmo de 600 por ano até 2024. "É uma meta ambiciosa mas possível", referiu Manuel Salgado, que falava na conferência sobre reabilitação urbana organizada pela Empresa Pública de Urbanização de Lisboa (EPUL). Aos 1500 milhões de euros necessários para reabilitar o espaço urbano em Lisboa há que somar ainda 8 mil milhões de euros de investimento privado. Valores "astronómicos" reconheceu o vereador .

As medidas da Estratégia de Reabilitação Urbana de Lisboa 2011/2024 que irão agora a discussão prevêem ainda a obrigatoriedade da inspecção técnica de edifícios, de forma gradual até 2016, a começar pelos edifícios reabilitados e criando incentivos através da redução do Imposto Municipal Sobre Imóveis.
(in Correio da Manhã).

Sem comentários: