quinta-feira, 17 de março de 2011

Lisboa a cair n.º 3: lista dos prédios totalmente devolutos da cidade.












Este prédio está localizado na Rua João do Outeiro n.º 31-37, freguesia do Socorro, Mouraria. Pertence a uma empresa particular que começou obras, mas que as interrompeu por terem começado a ruir partes da fachada principal. Um morador da mesma rua disse-nos que estava à venda por 200.000 euros. O imóvel está em ruína, a fachada apresenta fendas e fissuras muito graves.
O prédio tinha um nicho/oratório na fachada principal e por cima de uma das portas existe uma placa com uma inscrição que não conseguimos identificar. É provável que possa ter pertencido a uma confraria, irmandade ou casa religiosa. Agrademos a ajuda dos leitores.
Consta na página 92 da lista do LEVANTAMENTO DO PARQUE EDIFICADO DEVOLUTO DA CIDADE DE LISBOA, sob a referência 5300902004001.
Segundo dados do Censo de 2001 existiam mais de 40.000 alojamentos, ou seja fogos, vazios na cidade. Aqui estamos apenas a mostrar os prédios integralmente devolutos.
Os edifícios parcialmente devolutos são a maior maior fatia.

2 comentários:

José d'Encarnação disse...

Não sei se é para pôr aqui o comentário à inscrição, porque este quadrado me aparece desgarrado do contexto. Em todo o caso, aqui vai a leitura da inscrição: SÃO CRISTÓVÃO!
As três primeiras letras XPI pertencem ao alfabeto grego e amiúde aparecem num anagrama a que se costuma dar a designação de crísmon.

Unknown disse...

Completo a informação dada pelo Prof. José d'Encarnação com outra que me transmitiu já depois de ter inserido o seu comentário: "a placa quererá significar que aquele prédio pertenceu, em tempos, à freguesia de S. Cristóvão. No texto diz-se que é da do Socorro; mas… uma investigação poderá confirmar ou não o que digo, pois pode ter pertencido e agora não; ou pode a placa ter vindo duma zona dessa freguesia; mas que é a indicação da freguesia, não tenho dúvidas".