quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Um chá no Mosteiro.





18 e 25 de Fevereiro de 2011

Mosteiro de S. Vicente de Fora

O Centro Cultural do Patriarcado de Lisboa retoma, a partir de Fevereiro, um conjunto de visitas guiadas em S. Vicente de Fora, acompanhadas por Um Chá no Mosteiro. Em ambiente informal, contam com a colaboração de diversos especialistas nas respectivas áreas, que conduzirão os participantes no contacto com os temas em análise.

Para o mês de Fevereiro, propõe-se um percurso pela vertente arqueológica do mosteiro, assegurado pelo arqueólogo Fernando Rodrigues Ferreira, responsável pelas escavações em de S. Vicente de Fora desde 1961. Campus arqueológico que se constitui como o mais antigo da cidade, com equipa de trabalho permanente, parte do espólio exumado constitui hoje o acervo da exposição permanente que organizou neste mesmo mosteiro.

Venha tomar um chá ao mosteiro e conhecer de perto a história do monumento, da cidade e do Patriarcado de Lisboa.

18 Fevereiro
15:00h A morte em S. Vicente de Fora
Do antigo cemitério dos “Cruzados” aos sepultamentos oitocentistas
16:30h Um Chá no Mosteiro (lanche servido na Sala do Conselho)


25 Fevereiro
15:00h Utensílios, têxteis e outros artefactos
O acervo arqueológico do mosteiro de S. Vicente de Fora
16:30h Um Chá no Mosteiro (lanche servido na Sala do Conselho)

Fernando Rodrigues Ferreira é licenciado em História pela Universidade de Lisboa e doutorado em Arqueologia pela Universidade de Salamanca. Responsável pela intervenção em mais de cem estações arqueológicas, organizou o Museu Arqueológico de Barrancos, participou no da Associação dos Arqueólogos e em doze exposições temporárias. Efectuou múltiplas comunicações subordinadas à arqueologia e à arqueologia forense. Condecorado com a Medalha de Prata de mérito científico da Associação dos Arqueólogos Portugueses, é autor e co-autor de diversos estudos, salientando-se, pelo seu ineditismo, Causas de morte de Damião de Goês (2006) e Causas de morte de D. João VI (2008).

Inscrições 10 €

Para se inscrever basta que responda a este email, indicado o nome do participante e data(s) da visita(s) em que pretende participar. Inscrições limitadas. Acesso pelo Museu.



Contactos

Mosteiro de S. Vicente de Fora

t. 218810500 f. 218810555


e. ccultural@patriarcado-lisboa.pt


1 comentário:

Paulo Ferrero disse...

Lamento, caros amigos, mas para esse peditório já dei e não dou mais: paguei entrada no mosteiro e paguei entrada na zona do chá. O chá foi de termo, os bolinhos cortados em mini-paralelepípedos para debicar ... gosto muito do conjunto igreja e mosteiro de São Vicente de Fora, gosto muito de chá e ainda mais de scones, mas não gosto de ser roubado ou, pior, que me façam de parvo. Que os organizadores vão a França aprender o que é uma feira artesanal, conventual, etc. e tal.