sábado, 5 de fevereiro de 2011

Parabéns, São Mamede.





Junta dinamiza rede de voluntariado
Programa visa promover ajuda a carenciados
Cristiano Pereira
A Junta de Freguesia de São Mamede, em Lisboa, lançou ontem o programa de voluntariado social "Boa Vizinhança" e o "Cartão do Bom Vizinho" que proporciona vários benefícios para moradores necessitados. Entre as vantagens estão descontos nas farmácias.



O programa "Boa Vizinhança é destinado aos moradores "mais carenciados" e traduz-se numa "componente solidária relativa às pessoas que precisam umas das outras", disse, ao JN, a presidente da Junta de Freguesia de São Mamede, Ana Bravo de Campos.

A ideia é relativamente simples: cria-se, na freguesia, uma rede de voluntários que se disponibilizam para ajudar os vizinhos naquilo que for preciso. A autarca exemplifica: "Pode ser uma pessoa que esteja doente em casa e não possa sair à rua para comprar os bens alimentares ou os medicamentos e nós passamos a mensagem a voluntários que estejam disponíveis para ajudar". Ou seja, o executivo da Junta de Freguesia funciona, aqui, como "elo de ligação de entreajuda".

A junta apresentou ontem outra iniciativa no âmbito da acção social: o "Cartão do Bom Vizinho". Este é atribuído aos moradores com mais de 65 anos que derem provas de carências e que lhes possibilitará descontos vários no comércio da zona.

Comerciantes aderem

Ontem, Ana Bravo de Campos estava satisfeita com a aceitação que a iniciativa tem recebido junto dos comerciantes da freguesia de São Mamede, revelando que já aderiram "desde mercearias a farmácias, lojas de calçado ou floristas". A autarca sublinhou que esta medida acaba por "ajudar as pessoas que precisam e ainda ajudar o comércio local que infelizmente também está muito em baixo".

Para já, estão impressos 150 cartões mas a autarca acredita que os pedidos aumentem, uma vez que na freguesia detectam-se carências próprias de "uma população idosa com rendimentos baixos e que não tem acesso a bens de primeira necessidade".

Para um futuro próximo, a Junta deverá lançar uma iniciativa inspirada no programa "Limpar Portugal". Moradores da zona serão desafiados para dar o seu contributo e limpar a freguesia.

(in JN).

Sem comentários: