quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

"Não há volta a dar. Se quer Lisboa limpa, ponha o lixo no lugar"







Fixem este slogan. Parece que será o da próxima campanha que a CML irá fazer, já a partir deste mês, para sensibilizar os Lisboetas. Contudo, gastar dinheiro em campanhas não é suficiente. É preciso fiscalização e é preciso fazer perceber aos lisboetas que há uma entidade que zela pelo espaço público. No ano de 2010 apenas foram aplicadas 639 coimas relativas a vários tipos de violações à limpeza e higiene urbana, no valor de 52 mil euros. As coimas por falta de limpeza de dejectos caninos em Lisboa foram somente 60. A colocação de lixo de forma inadequada junto aos ecopontos apenas deu origem a 276. Afinal quem manda no espaço público?
Algumas destas fotos foram tiradas na Rua do Benformoso, outras na Calçada da Mouraria. Todas da parte da manhã. Os prédios da zona não estão preparados para um sistema de recolha moderno, os moradores não aderem ao sistema de recolha porta à porta e não respeitam os horários. Sendo muitos deles emigrantes o que está a Câmara à espera para fazer campanhas dirigidas a estas comunidades e aos comerciantes da zona?
Mesmo junto à Rua do Benformoso há uma mesquita na Calçada Agostinho de Carvalho. Era um bom sítio para começar a estabelecer laços com a comunidade e para sensibilizar uma parte da população que nunca é o alvo directo de campanhas modernaças feitas por publicitários engraçadotes, mas que vive, trabalha e paga impostos em Lisboa. De que é que as chefias da CML estão à espera?
Quantos aos cantoneiros, estes limpam e limpam e limpam e limpam...

Sem comentários: