quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Cidades pela Retoma.

Meus caros

Aproveitando o facto de 2011 ser o ‘ano Europeu do Voluntariado para promover mais cidadania activa’ (http://europa.eu/volunteering/), o movimento informal ‘Cidades pela Retoma’ (http://www.facebook.com/CidadespelaRetoma) vem por este meio lançar-vos o desafio de criar uma lista nacional de ‘blogues (e sites) de ruas, bairros, vilas e cidades’.

Esta lista não pretende ser mais do que uma sistematização dos vários espaços virtuais (blogues ou sites) promovidos por cidadãos e grupos de cidadãos que gostam de pensar de forma colectiva sobre o futuro das suas cidades.

Num primeiro momento pretendemos somente organizar e ir actualizando a lista em anexo (a informação será colocada publicamente em local a anunciar; provisoriamente ficará alojada aqui http://noeconomicrecoverywithoutcities.blogs.sapo.pt/). Num segundo momento poderemos, eventualmente, vir a equacionar o desenvolvimento de algumas iniciativas em conjunto (porque não o 1.º encontro nacional de blogues de cidades, deixo a sugestão).

Para finalizar, gostaria de vos deixar duas pequenas 'provocações cívicas' que o 'Cidades pela Retoma' lançou oportunamente: [1] debates 'cidades pela retoma' realizados no Porto, pela Associação de Cidadãos do Porto, e em Faro, pela Associação Faro 1540; [2] projecto colaborativo 'rua das ideias' (ver docs em anexo).

Dou conhecimento deste email à coordenação nacional das comemorações do ano europeu (http://europa.eu/volunteering/en/mycountry/21), aos jornalistas Cláudia Sobral, Paulo Querido e Pedro Jerónimo e à investigadora Catarina Rodrigues que têm reflectido e produzido opinião sobre esta matéria (http://jornal.publico.pt/noticia/08-08-2010/post-a-post-se-muda-a-cidadeblogues-locais-19958920.htm).

Deixo os meus contactos para qualquer esclarecimento suplementar.

Um abraço



José Carlos Mota

email: jcmota@ua.pt josecarlosmota@gmail.com

Sem comentários: