A exposição “A Repressão da Imprensa na 1ª República”, que decorrerá ente o dia 04 e o dia 15 de Outubro em Lisboa no Palácio da Independência organizada pela Plataforma do Centenário da República e com o apoio da Causa Real.
Esta exposição é feita à margem das comemorações oficiais dos cem anos da república portuguesa e também, o que é mais penoso, à margem da investigação oficial sobre os primórdios do regime republicano.
A Plataforma Centenário da República é uma iniciativa de um grupo de cidadãos independentes que, tendo em vista as próximas celebrações dos cem anos sobre a revolução republicana de 5 de Outubro, se reúne para uma abordagem histórica em contraponto às comemorações oficiais.
1 comentário:
A Monarquia teve a censura a posteriori, com processos após a publicação dos textos. A 1ª República adquiriu o péssimo hábito de a praticar a priori, sendo imitada pela 2ª República - a tal que alguns insistem em dizer que "jamais existiu" - e a 3ª, pelo que se vê, inaugurou um outro estilo: a censura faz-se, mas por omissão. Estão bem umas para as outras, estas repúblicazinhas.
Enviar um comentário