quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Novas taxas: entrar e dormir em Lisboa pode custar 2 euros.



Os turistas em Lisboa podem ter de pagar duas novas taxas: uma só para entrarem na capital e a outra pela dormida, seja em pensão ou num hotel. O presidente da câmara, António Costa, explica que ainda é apenas uma proposta, mas a data sugerida era já este mês de Setembro.
À chegada a Lisboa, seja de avião ou barco, cada turista terá de pagar um euro. Mas além desta taxa, António Costa quer ainda taxar a dormida: aí os preços variam, entre os 20 cêntimos por pernoitar numa pensão ou 1 euros e 90 cêntimos pela diário num hotel de 5 estrelas.
Quem discorda deste acolhimento é a Associação de Hotelaria por considerar que estas taxas iriam arruinar o negócio do turismo. Para o presidente da associação, estas novas taxas vão afugentar os turistas.
O problema é que António Costa quer arrecadar receita para financiar acções de promoção, através destas novas taxas: E não seria uma verba pequena. Em 2009, a um euro por turista que entrou na capital de avião ou de barco, teria sido possível encaixar cerca de 13 milhões de euros.
Mas a hotelaria diz que já entra com cerca de 6 milhões de euros anuais para promover a cidade e está disposta a discutir estes números. A câmara explica que nada está fechado ainda, e a autarquia redigiu apenas uma proposta, mas esse rascunho tinha já uma data marcada e era já para este mês.
(in TVi 24)

3 comentários:

Banda in barbar disse...

o $ faz sempre jeito a uma câmara falida

devia-se fazer o mesmo à entrada e à saída do país
1Euro para entrar e 5 para conseguir sair

J A disse...

....e estacionar nos passeios é de borla. Uma país de prioridades, gerido por génios!

Gastão de Brito e Silva disse...

Biba o xuxialismo!!! Andam a xuxar connosco e a mamar onde podem...