A Câmara de Lisboa abre ao público, nos dias 24, 25 e 26 de Setembro, as famosas, mas ainda desconhecidas para a maioria, Galerias Romanas da Rua da Prata.
As visitas são gratuitas e decorrem, sob orientação dos técnicos do Museu da Cidade, entre as 10h00 e as 18h00.
Tendo em conta que esta é a única época do ano em que se podem visitar as Galerias Romanas da Rua da Prata são esperadas longas filas de curiosos e, por tal, aconselha-se que chegue cedo, uma vez que a entrada é feita por ordem de chegada.
A entrada para as Galerias Romanas da Rua da Prata fica localizada junto ao n.º 77 da Rua da Conceição
O que se pode ver:
Estas galerias, desde a sua descoberta em 1771, têm sido alvo de diversas interpretações, de Termas a Fórum Municipal. Propostas mais recentes indicam tratar-se de um criptopórticos - construções abobadadas empregues com alguma frequência pelos romanos em terrenos instáveis ou de topografia irregular para criar uma plataforma de suporte a outras edificações, normalmente públicas.
A inscrição dedicada ao Deus Esculápio, parece confirmar o carácter público do edifício.
Actualmente, a parte visitável é constituída por uma rede de galerias perpendiculares, de diferentes alturas, onde se destacam pequenos compartimentos (celas) dispostos lateralmente a algumas das galerias, que podem ter sido utilizadas na época romana como áreas de armazenamento, bem como arcos em cuidada cantaria de pedra almofadada, técnica típica dos inícios da época imperial romana.
Os visitantes podem ainda ver “Galerias das Nascentes”, também chamada “Olhos de Água”, que ostenta a fractura, a partir da qual brota a água que invade todo o recinto.
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
Lisboa Subterrânea
Etiquetas:
Catacumbas,
Lisboa
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário