Theater Titanick "Unter storm - Sob tensão", na Central Tejo / Museu da Electricidade
"Unter storm - Sob tensão", um espectáculo para ver no Museu da electricidade entre quinta feira (24) e sábado (26), é uma história com uma "enorme carga emocional que se desenvolve num cenário gigante, onde a electricidade é considerada como um quinto elemento".
"Este espectáculo fala muito da responsabilidade que cada um de nós tem na eficiência energética", refere Catarina Seixas, directora de Comunicação da Fundação EDP.
"Resolvemos fazer uma performance, neste caso ao ar livre, com um tema que se enquadra na nossa missão. Faz parte do ADN da Fundação EDP a eficiência energética, a responsabilidade ambiental, a responsabilidade social e a cultura. São quatro vectores num só evento", avança a responsável à Lusa.
Para Renzo Barsotti, director do Centro de Criação para o Teatro e Artes de Rua (CCTAR), a cooperação com o Theater Titanick "continua a série de produções que chamam a atenção das pessoas através de efeitos especiais e histórias tocantes".
"O grupo alemão Titanick é uma presença constante na programação do festival Imaginarius, em Santa Maria da Feira", afirma Renzo Barsotti à Lusa, confidenciando que tem "relações privilegiadas com diversas companhias na Europa, como a Fura dels Baus", antecipando outras experiências para breve.
O cenário do espectáculo é composto por uma máquina de fazer electricidade (uma torre com de 12 metros de altura), um aglomerado de casas, uma cabana alpina, construções de aço e um espelho parabólico.
A história centra-se à volta de Ana, uma menina que procura ajuda para reparar o seu carrossel eléctrico, mas é rejeitada pelos "vizinhos", distraídos com os seus afazeres.
Os únicos a ouvirem o apelo da criança são os moradores da torre, o mestre dos ajudantes de electricidade e o cientista.
O cientista inicia Ana nos segredos do seu laboratório, mas o ajudante convence a pequena a iniciar um jogo proibido com o quinto elemento, através do qual provoca um corte eléctrico.
Há aparelhos domésticos que se movem sem que ninguém lhes toque, um secador de roupa giratório roda em círculos sem parar, a máquina de lavar roupa produz uma enorme quantidade de espuma e, de repente, tudo fica escuro.
Como resultado deste apagão os moradores tomam consciência de quão valiosa e vulnerável é a electricidade e juntos tentam obter novamente o circuito eléctrico.
"Temos bons efeitos especiais, porque temos excelentes técnicos que dominam o assunto, incluindo um cientista que fala português", refere Uwe Koehler, diretor artístico do espectáculo "Unter storm - Sob tensão".
Quanto a expectativas, avança que o público português já os conhece desde a Expo 98 e que "sempre os recebeu com muito carinho".
"Unter storm -- Sob tensão" pode ser visto entre 24 e 26 de Junho, às 22:00, no Museu da Electricidade, em Lisboa, e a 2 e 3 de Julho, às 22:00, em Mirandela. O espectáculo tem a duração de 70 minutos, sem intervalo, e os bilhetes custam 10 euros.
Sem comentários:
Enviar um comentário