terça-feira, 11 de maio de 2010

Um chá no deserto.












.
Lisboa na rota dos melhores chás

O Hoteis.com publicou uma lista dos melhores hotéis de chá em todo o mundo

Para um ritual tão de perto associado à imagem romântica do fleuma inglês disseminada durante os tempos áureos do Império Britânico, o consumo do chá é um fenómeno social, cultural e económico (é famosa a Boston Tea Party, motivada pela taxação imposta pela coroa britânica ao comércio do chá nas colónias americanas) de surpreendente disseminação mundial.

A ubiquidade do ritual levou a que hotéis um pouco por todo o mundo tomassem medidas para acomodar os hábitos dos clientes. Assim sendo, o Hóteis.com elaborou uma lista dos melhores hotéis para beber chá do mundo, lista em que figura o Hotel do Chiado, em Lisboa. No Hotel do Chiado, para além do chá (servido entre as 15.00 e as 18.00 todos os dias), estão também incluídos na oferta chás Kusmi (uma marca de chá gourmet sediada em Paris, França), os obrigatórios scones e uma selecção de compotas e pastelaria. O Hotel do Chiado é um dos poucos hotéis com uma classificação menor que cinco estrelas a figurar na lista.

No entanto, é o Observatory Hotel, em Sydney, Austrália, que figura no topo da lista. No Observatory, o tea master Tjok Gde Ke criou um menú com mais de vinte misturas de chá únicas em todo o mundo. Para além da oferta exclusiva, este hotel oferece ainda um serviço de leitura de folhas de chá e workshops periódicas sobre a história do chá.

Empatado com o Observatory Hotel está o londrino The Berkeley, com um menu inspirado na alta costura, renovado com uma periodicidade de seis meses, para garantir a qualidade e actualidade da oferta.

Talvez mais conhecido será o Four Seasons Hotel Georges V, dos Campos Elísios, em Paris, onde o chá é servido na La Galerie, num ambiente transplantado do séc. XIX para o séc. XXI, rodeado de tapeçaria flamenga e peças de arte antiga.

Quer prime pela actualidade e renovação constante ou pelo apuro na decoração de uma veia classicista, o que é indiscutível é o facto de a oferta hoteleira, principalmente a de alta qualidade, já se ter apercebido há muito da oportunidade oferecida por um ritual secular.

(Diário de Notícias)

Sem comentários: