sexta-feira, 21 de maio de 2010

Gabriela, no País das Canavilhas.


Ministra assegura que um projecto não invalida o outro

Possível integração do Museu da Marinha no Museu da Viagem gera contestação
Por Maria José Santana

Está a gerar alguma contestação a ideia de que o futuro Museu da Viagem poderá vir a absorver o centenário Museu da Marinha. Nos últimos dias, têm circulado na Internet vários comentários de indignação face à possibilidade de aquele museu vir a desaparecer enquanto instituição autónoma.
A ministra da Cultura garante que o futuro Museu da Viagem só ocupará o espaço que é agora da arqueologia (Miguel Marinha)

O Ministério da Cultura desmente a existência de qualquer proposta, assegurando que o Museu da Viagem, é, nesta altura, apenas um conceito. Mas o PÚBLICO sabe que essa hipótese está na calha e até já foi avançada num projecto de protocolo.

Nesse mesmo esboço de documento de entendimento, surge a indicação de que as instalações do futuro Museu da Viagem corresponderão às instalações do actual Museu Nacional da Arqueologia – que, como já era do conhecimento público, passará para a Cordoaria Nacional -, abrangendo também o espaço actualmente ocupado pelo Museu de Marinha.

Esta hipótese, que é encarada por alguns dos contestatários como uma tentativa de “eliminação” do museu que comemorará 150 anos em 2013, levaria a que a unidade da Marinha e todo o seu espólio passassem a ser parte integrante do Museu da Viagem – ficando sob a alçada do Ministério da Cultura. Outro dos argumentos usados assenta no facto de esta proposta poder levar a que Portugal seja um dos poucos países no mundo sem Museu da Marinha.

Da parte do Ministério da Cultura, surge a explicação, através do seu gabinete de imprensa, de que nada foi ainda avançado relativamente ao projecto do futuro Museu da Viagem, para além daquilo que foi anunciado pela ministra Gabriela Canavilhas — a ideia de o futuro museu apresentar a epopeia das Descobertas e a expansão dos portugueses no mundo. O Ministério da Cultura desmente, assim, a existência de propostas e eventuais negociações para a associação da futura unidade museológica ao Museu da Marinha, asseverando-se que o futuro Museu da Viagem está apenas na fase de “conceito” e “ideia”.

Contactado pelo PÚBLICO, o chefe do serviço de informação e relações públicas da Marinha, João Barbosa, também declarou ser “prematuro” avançar qualquer tomada de posição em relação a uma negociação que está “numa fase muito embrionária”. Ainda que se tenha escusado a confirmar a existência ou não dessa proposta de ocupação das instalações do Museu da Marinha, o porta-voz admitiu existirem conversações ao nível dos ministérios da Cultura e Defesa Nacional.

(in Público)

Comentário Lisboa SOS - vamos ter não um mas dois museus? É o que parece dizer Canavilhas. Que deve viver no País das Maravilhas. Decerto, não no Portugal da crise.

Sem comentários: