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Acordo de paz Norte-Sul resolveu caso da Air Race
Prova de aviação será realizada, alternadamente, por Porto e Lisboa
Uniram-se um lisboeta (António Costa) e um portuense (Rui Rio) - ou um socialista (Costa) e um social-democrata (Rio) - e resolveu-se o imbróglio Red Bull Air Race. Afinal, a prova de aviação não vai deixar o rio Douro. Passa, sim, a ser realizada, alternadamente, por Porto e Lisboa. E, assim, livra a autarquia lisboeta de mais polémicas e encargos financeiros.
O anúncio foi feito ontem. Os presidentes das câmaras de Lisboa (António Costa) e Porto (Rui Rio) revelaram que "estão criadas condições" para que a Red Bull Air Race se realize alternadamente nas duas cidades - sendo que a edição deste ano pode ser na Invicta. O modelo interessa aos portuenses, que muito se manifestaram contra a debandada dos avisões e preferem receber a prova já em 2010 - para não coincidir com o Circuíto automóvel da Boavista. "Pode não ser assim, mas dava-nos jeito que fosse", declarou Rui Rio.
António Costa aceita a tese (até porque a capital prefere receber a corrida nos anos ímpares, quando não há festival Rock in Rio). "Convém ao Porto, não desconvém a Lisboa, se convier à Red Bull, tudo bem", resumiu o autarca do PS.
"Disse que procuraria que a prova alternasse entre as duas cidades, fi-lo, e correu tudo bem", disse, ainda, Costa. Para o socialista, o acordo vale a paz com o Porto... e também com a oposição camarária. Os gastos com a prova foram muito contestados, principalmente por Pedro Santana Lopes (PSD). E, o protocolo da realização da prova (com encargos de 350 mil euros para a Câmara de Lisboa) continuava debaixo do fogo de todas as bancadas da oposição na Assembleia Municipal.
Agora, o tema voa novamente para o Porto, faltando o "ok" dos parceiros do evento, como as autarquias de Oeiras e Gaia. A organizadora da prova ainda não deu o "sim" oficial à troca, mas acha a hipótese "interessante".
Em comunicado, a Red Bull Air Race explica que lhe já "foi solicitado que revisse as opções" para admitir a presença do Porto no calendário de 2010. E deixa a mensagem optimista do presidente executivo da organizadora, Bernd Loidl: "Estamos empenhados em manter Portugal na prova e a parceria entre o Norte e o Sul poderá ser uma proposta interessante."
Em Dezembro, quando anunciou a troca do Porto por Lisboa, como local de realização da prova, Loidl justificou-a com as "limitações naturais" do percurso junto ao Douro. Agora, as questões técnicas parecem ultrapassadas. A prova [inicialmente marcada para 4 e 5 de Setembro]não será exactamento no mesmo local no Douro, mas não se sabem pormenores.
O presidente da Associação de Turismo de Lisboa, Vítor Costa, até acha que esta alternância pode ajudar a segurar a competição em Portugal. "Quando foi possível ultrapassar essa limitação técnica, foi possível negociar outro aspecto: maior continuidade. Assim foi possível manter a prova em Portugal por quatro anos", explicou ontem o dirigente. Ou seja: entre Porto e Lisboa, os aviões vão mesmo continuar por Portugal.
(in «Diário de Notícias»).
Acordo de paz Norte-Sul resolveu caso da Air Race
Prova de aviação será realizada, alternadamente, por Porto e Lisboa
Uniram-se um lisboeta (António Costa) e um portuense (Rui Rio) - ou um socialista (Costa) e um social-democrata (Rio) - e resolveu-se o imbróglio Red Bull Air Race. Afinal, a prova de aviação não vai deixar o rio Douro. Passa, sim, a ser realizada, alternadamente, por Porto e Lisboa. E, assim, livra a autarquia lisboeta de mais polémicas e encargos financeiros.
O anúncio foi feito ontem. Os presidentes das câmaras de Lisboa (António Costa) e Porto (Rui Rio) revelaram que "estão criadas condições" para que a Red Bull Air Race se realize alternadamente nas duas cidades - sendo que a edição deste ano pode ser na Invicta. O modelo interessa aos portuenses, que muito se manifestaram contra a debandada dos avisões e preferem receber a prova já em 2010 - para não coincidir com o Circuíto automóvel da Boavista. "Pode não ser assim, mas dava-nos jeito que fosse", declarou Rui Rio.
António Costa aceita a tese (até porque a capital prefere receber a corrida nos anos ímpares, quando não há festival Rock in Rio). "Convém ao Porto, não desconvém a Lisboa, se convier à Red Bull, tudo bem", resumiu o autarca do PS.
"Disse que procuraria que a prova alternasse entre as duas cidades, fi-lo, e correu tudo bem", disse, ainda, Costa. Para o socialista, o acordo vale a paz com o Porto... e também com a oposição camarária. Os gastos com a prova foram muito contestados, principalmente por Pedro Santana Lopes (PSD). E, o protocolo da realização da prova (com encargos de 350 mil euros para a Câmara de Lisboa) continuava debaixo do fogo de todas as bancadas da oposição na Assembleia Municipal.
Agora, o tema voa novamente para o Porto, faltando o "ok" dos parceiros do evento, como as autarquias de Oeiras e Gaia. A organizadora da prova ainda não deu o "sim" oficial à troca, mas acha a hipótese "interessante".
Em comunicado, a Red Bull Air Race explica que lhe já "foi solicitado que revisse as opções" para admitir a presença do Porto no calendário de 2010. E deixa a mensagem optimista do presidente executivo da organizadora, Bernd Loidl: "Estamos empenhados em manter Portugal na prova e a parceria entre o Norte e o Sul poderá ser uma proposta interessante."
Em Dezembro, quando anunciou a troca do Porto por Lisboa, como local de realização da prova, Loidl justificou-a com as "limitações naturais" do percurso junto ao Douro. Agora, as questões técnicas parecem ultrapassadas. A prova [inicialmente marcada para 4 e 5 de Setembro]não será exactamento no mesmo local no Douro, mas não se sabem pormenores.
O presidente da Associação de Turismo de Lisboa, Vítor Costa, até acha que esta alternância pode ajudar a segurar a competição em Portugal. "Quando foi possível ultrapassar essa limitação técnica, foi possível negociar outro aspecto: maior continuidade. Assim foi possível manter a prova em Portugal por quatro anos", explicou ontem o dirigente. Ou seja: entre Porto e Lisboa, os aviões vão mesmo continuar por Portugal.
(in «Diário de Notícias»).
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