quarta-feira, 17 de março de 2010

Disparam roubos na Grande Lisboa.

PSP: Dados do COMETLIS, que patrulha da Baixa Pombalina até Torres Vedras

Disparam roubos na Grande Lisboa

Assaltos por esticão ou com ameaça de armas de fogo ou facas na via pública subiram 17 por cento (5684 crimes) no ano passado face a 2008.


Os roubos violentos a pessoas nas ruas da Grande Lisboa dispararam no ano passado, face a 2008, segundo dados do Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP, a que o CM teve acesso. Em 2009, houve uma subida de 17 por cento – 5684 ocorrências, contra 4857 registadas em 2008 – em crimes que vão do roubo por esticão, na via pública, a assaltos com ameaças de facas ou armas de fogo. Em contraponto, assegura a PSP, o crime geral em toda a área patrulhada pelo Cometlis desceu 5,4%.

Estes dados constam de um relatório estatístico da PSP de Lisboa – que patrulha a área compreendida entre a Baixa pombalina e Torres Vedras, com excepção das parcelas de território patrulhadas pela GNR. Para o presidente da Associação Sindical dos Profissionais de Polícia (ASPP), Paulo Rodrigues, este é um indicador que "mostra a preocupação das pessoas em não verem a PSP na rua". "Há um grande alarme social em resultado destes roubos", sustentou o presidente da ASPP.

Ainda na última quinta-feira, Jorge Barreira, comandante do Cometlis, tinha divulgado publicamente o decréscimo de 5,4% do crime geral, e de 7,9% no crime denunciado, no ano passado, na área patrulhada pela PSP de Lisboa. Recorde-se que 2008 foi um ano em que o crime violento atingiu o pico da última década, em especial no Verão, quando em Lisboa ocorreu o sequestro ao BES de Campolide.

A sustentar uma queda registada em 2009, na Grande Lisboa, estão os decréscimos em fenómenos criminais como os assaltos a bancos ou instituições de crédito. Se em 2009 o número deste tipo de crimes foi de 22 casos, em 2008 tinha--se registado 36 assaltos, segundo os dados do Cometlis.

Com tendência decrescente na área da capital estão igualmente os assaltos a bombas de gasolina. Em 2009 ocorreram 31 ataques à mão armada a estes estabelecimentos e, em 2008, houve um total de 49 situações deste tipo, apurou o CM.

PORMENORES

96% de todo o crime

Segundo o relatório estatístico do Cometlis da PSP, os roubos a pessoas na via pública representaram, em 2009, 96% do total de roubos registados.

425 ataques a lojas

Também no ano passado, a PSP de Lisboa registou 425 assaltos a estabelecimentos comerciais.

Picos em Janeiro e Abril

À luz das estatísticas, Janeiro e Abril de 2009 registaram os picos de roubos violentos em estabelecimentos comerciais, cada um com 62 ocorrências.

(in «Correio da Manhã»).

Sem comentários: