sábado, 13 de fevereiro de 2010

Jardim de Santa Clara, na Ameixoeira. Precisa-se «consenso».

SÁ FERNANDES
Jardim de Santa Clara requalificado no próximo ano
12 02 2010 11.48H
O jardim de Santa Clara, na freguesia da Ameixoeira, deverá estar requalificado no próximo ano, garantiu o vereador do Ambiente na autarquia de Lisboa, José Sá Fernandes, que se comprometeu com a discussão pública do projeto.
DESTAK/LUSA DESTAK@DESTAK.PT
"É possível ter o projeto de execução pronto em setembro e no próximo ano ter a obra pronta no próximo ano", disse Sá Fernandes, durante a apresentação do estudo prévio da requalificação do jardim, numa sessão de esclarecimento à população feita quinta-feira, na Escola de Gestão.
O estudo prévio, que foi apresentado pelo chefe da divisão de matas da autarquia, João Castro, prevê a instalação de um parque infantil, de um quiosque com esplanada e de uma área dedicada à fruição infantil e juvenil, adequada a bicicletas e patins.
O arquiteto paisagista assegurou que a requalificação naquele jardim romântico não terá nenhuma intervenção "irreversível". "Será uma intervenção o mais minimalista possível", afirmou.
Na sessão de esclarecimento, ouviram-se críticas à colocação "na véspera das eleições" autárquicas de um placard anunciando que o estudo prévio se encontrava em discussão pública.
Bruno Rolo, eleito da CDU na freguesia da Ameixoeira, estranhou que o estudo prévio não tenha sido antecedido por qualquer auscultação à população. "Está-se a ouvir a população quando já há uma serie de ideias pré-concebidas", considerou.
Segundo o eleito da CDU, "foi publicado no site da Câmara, a 15 de Setembro, que o estudo prévio estava em discussão pública e na véspera das eleições [dia 11 de Outubro] foi colocado um cartaz a dizer que o estudo estava em discussão pública".
O vereador do Ambiente contrapôs que, independentemente de se poder "discutir o timing" da colocação do placard, o mais importante é que o cartaz apela à discussão pública, da qual deverá resultar "um consenso" para a realização da obra. "Vamos concretizar a obra a partir do momento em que haja um consenso", comprometeu-se.
O jardim da Quinta de Santa Clara ocupa uma área de cerca de um hectare e foi doado à Câmara de Lisboa em 1975. [LINDO !]
Outra parte do jardim, correspondente à Quinta de Santa Clara, pertence actualmente ao Instituto Superior de Gestão.
(in «Lusa»).

Sem comentários: