terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Lisboa hospital: a indignação de um leitor.








.
Caro Lisboa SOS,

Porque Lisboa também são as condições de prestação de serviços de saúde, ou a falta delas, junto envio uma foto um pouco diferente daquilo que usualmente aparece no site.

As fotos enviadas foram tiradas no passado dia 19 de Dezembro, Sábado, no Hospital de Santa Maria, no piso 4, no serviço de Medicina II. Trata-se de um derrame de líquido de dimensão considerável, pouco esterilizado, provavelmente proveniente de lixos hospitalares, uma vez que mesmo ao lado estava a porta de acesso aos contentores de lixo. Desconheço a hora em que a mancha foi colocada nem a hora a que foi limpa, mas sei que entrei no hospital pelas 13 horas e ela já lá estava e sai por volta das 18h30 ela lá continuou. Neste período a única diferença foi o facto desta mancha, ter sido pisada por sapatos, rodas de cadeiras de rodas e rodas de outros carros. Refira-se que, tratando-se de um sábado, passaram por lá centenas de pessoas, durante toda a tarde, tratando-se desta forma de um grave perigo para o surgimento de infecções hospitalares. Vi pela mancha passarem médicos, enfermeiros, auxiliares de limpeza, etc. e a atitude era sempre a mesma, indiferença e serenidade face ao acontecido, até parecia ser um acontecimento já "familiar".

Por irónico que pareça, no mesmo atrium estava a publicitação de um colóquio sobre o tema "Controlo da infecção hospitalar". Um começo seria ter mais cuidados com a limpeza mais básica do hospital. Com relativa facilidade, pisada por tantas pessoas, aquele líquido pode ter sido espalhado por todo o hospital.

Com os melhores cumprimentos,

Tiago Santos

Sem comentários: