.Luisa Ferreira fotografada no presépio de Joana Vasconcelos, antiga Pastelaria Marques, 2009.
..."Família Feliz", presépio de Joana Vasconcelos em exposição na antiga Pastelaria Marques em Lisboa.
.
. Lisboa já tem um ‘presépio alternativo’ para este Natal. Trata-se de Maria, José e o Menino Jesus revistos pelos olhos da artista plástica Joana Vasconcelos. A partir desta quinta-feira, as duas estátuas de cimento – devidamente cobertas por croché – estão expostos na antiga Pastelaria Marques, um dos lugares mais emblemáticos do Chiado, rodeados de fardos de palha – como se estivessem numa manjedoura a sério.
O conjunto escultórico chama-se ‘Família Feliz’ e é uma das propostas mais visíveis – e mediáticas – do programa ‘Natal no Chiado 2009’, que se realiza pelo segundo ano consecutivo por iniciativa da AVC – Associação de Valorização do Chiado e que, ao longo da quadra natalícia, se propõe animar aquela zona da cidade de Lisboa com actividades múltiplas.
Exposições de arte e de fotografia, conferências, vendas de artesanato, degustação de vinhos e produtos gourmet – de tudo isto se faz o Natal no Chiado, a que este ano se associam também os equipamentos culturais a funcionar na zona: Teatro S. Luiz; Teatro Nacional São João; Teatro da Trindade. Com os respectivos espectáculos de música, teatro, ópera...
Tudo em nome da revitalização de uma zona que muitos estão apostados em que se torne o coração da cidade. Na apresentação da iniciativa, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, lembrou que já não estamos em tempo de lamentações. “O incêndio no Chiado já lá vai – já passaram 20 anos – e o Chiado é, neste momento, uma das zonas mais dinâmicas de Lisboa.” .
.
Joana Vasconcelos, que foi buscar a sua ‘Família Feliz’ a Palma de Maiorca (a obra, de 2006, integra uma colecção particular Nieves Barber), diz-se muito satisfeita por participar nesta iniciativa. “Convidei uma fotógrafa, a Luísa Ferreira, para estar perto do meu trabalho e fotografar as famílias que queiram uma recordação deste meu presépio”, revelou, antecipando aquele que se poderá tornar, por estes dias, um dos momentos mais entusiasmantes de uma visita ao Chiado. Ana Maria Ribeiro in Correio da Manhã 07 de Dezembro de 2009
3 comentários:
É lindo o presépio. Parabens Joana Vascooncelos
é de fugir!
Sim é diferente, mas não gosto muito de rendinhas ;D desculpem lá, mas a vida é assim, uns gostam e outros não.
Enviar um comentário