sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Edifício XENON: candidato ao Prémio Valmau


.
Edifício XENON / Av. da Liberdade, 9: Com uma fachada de vidro com mais quatro pisos que os imóveis vizinhos, o Xenon não respeita nem as cérceas, nem a lógica de composição da frente urbana. Quando visto da Praça dos Restauradores é evidente o impacto negativo que tem nas relações de vistas entre a praça e o Miradouro de São Pedro de Alcântara. Esta volumetria tem um impacto muito negativo nos imóveis classificados que existem na sua proximidade, como é o caso do Palácio Foz (IIP) e do Edifício Paladium. Visto do Miradouro de São Pedro de Alcântara, o impacto negativo do edifício Xenon é também evidente. A vista da Av. da Liberdade encontra-se parcialmente destruída pela volumetria excessiva deste edifício.
.
Extracto dos comentários da Liga dos Amigos do Jardim Botânico (LAJB)no âmbito do período de Participação Pública do Plano de Urbanizaçãoda Avenida da Liberdade e Zona Envolvente (PUALZE). Para ler atotalidade do documento:

7 comentários:

J A disse...

O Xenon até é um caixote bem jeitoso. Claro que, no sitio onde o colocaram e com os vizinhos que tem....ficou um desastre!

Gastão de Brito e Silva disse...

Bem visto...é de facto uma arquitectura desgraçada em todos os sentidos, mais uma construção "à moderna" que ficou completamente desenquadrado no espaço e no tempo...

luis tavares disse...

Não está no sítio do prédio que ardeu há uns tempos?

FJorge disse...

Esse prédio ardido é uns números mais à frente.

luispt84 disse...

já ganhou!

FJorge disse...

Este foi um pioneiro no MAU urbanismo e na FALTA de respeito pelo contexto. Por essa razão merece vencer o Prémio Valmau!

Sandra disse...

É mesmo muito feio e mau! Implosão já!