terça-feira, 29 de setembro de 2009

Ecopontos ou ecoporcos?


.
Não há ecoponto que se preze que não tenha em seu redor um amontoado de lixo. Os ecopontos são uma praga. Um desastre para a higiene urbana de Lisboa. Ou estão cheios, ou as ranhuras são pequenas, ou os lisboetas são sujos, ou tudo junto. O que é facto é que os alfacinhas encontraram um ponto onde vazar lixo tranquilamente e, ao mesmo tempo, aliviar as suas consciências ecológicas. Simplesmente, os ecopontos não guardam o lixo. Servem, isso sim, para as pessoas largarem o lixo à sua volta. Sobretudo, grandes bocados de cartão. São lixeiras a céu aberto. Quando é que os responsáveis da edilidade vão perceber que isto não é solução?

5 comentários:

RFD disse...

Como diz, há dois factores: os ecopontos, principalmente os dos papéis, muitas vezes têm aberturas ridículas que não passam de ranhuras, dificultando o depósito.
Mas isto também não desculpa a falta de civismo e preguiça das pessoas que nem sequer espalmam ou cortam caixotes, deixando-os inteiros ao lado do ecoponto...
Há mais uma coisa, a recolha dos ecopontos muitas vezes é pouco frequente, e ficando rapidamente cheios, a opção é depositar ao lado...

Julio Amorim disse...

"os lisboetas são sujos" !!!!!!!!!!!

Na minha última visita a Lisboa deparei com uma vizinha que, diariamente, ia colocar o seu saco do lixo ao lado do ecoponto.
Com habitantes destes...não há soluções!
Os ecopontos funcionam com as mesmas dimensões...noutras latitudes!

Dnase disse...

São completamente nojentos, sempre a cheirar mal, os próprios funcionários nunca limpam por de baixo do ecoponto quando os levantam para despejar, há lixo orgânico. Se calhar está na hora de pensar em recolha porta a porta, com dias fixo, e mais as pessoas deviam pagar pela quantidade de lixo que produzem

Bic Laranja disse...

Pagar pelo lixo que produzo? Boa. Como pagar pelas garrafas de Sumol e pelo Sumol. E pagar pelas garrafas de Sumol outra vez quando já bebi o Sumol e quando as oferecer como matéria prima ao fabricante de garrafas de Sumol. Para no fim o fabricante as vender à Sumol e eu as pagar como tara perdida do Sumol.
Está bem.
Cumpts.

Bic Laranja disse...

Os ecopontos são uma porcaria. Autênticas lixeiras ao virar da esquina. Acabar com isso e recriar o ferro-velho que comprava papelão. Até arrumadores de carros se domesticariam a levar as garrafas de cerveja vazias e as beatas às lojas ecoponto oficiais se lhas pagassem. Isso sim.
Cumpts.