segunda-feira, 3 de agosto de 2009

A não perder: fotografias de Lisboa!



.
À VONTADE DO FREGUÊS
DESCRIÇÃO: Exposição colectiva de fotografia
LOCAL: Pavilhão 28 (C.H. Júlio de Matos)
INAUGURAÇÃO: 6 de Agosto às 21h00
DATA: 7 a 27 de Agosto de 2009
HORÁRIOS: 2ª a 6ª das 10h00 às 17h00.
Sábados das 16h00 às 22h00.
Domingos das 14h00 às 20h00.
FOTÓGRAFOS: Ana Gandum, Cláudia Cardoso, Hugo Rodrigues Cunha, Inês Abreu e Silva,
Mrmito (Miguel Rodrigues), Rosa Diniz,
COM A PARTICIPAÇÃO DE:
Francisco Gromicho
do Centro de Terapia Ocupacional do Centro Hospitalar psiquiátrico de Lisboa
COMISSARIADO E PRODUÇÃO:
Le Journal de la Maison
MORADA: Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (Hospital Júlio de Matos) – Pavilhão 28,
Av. do Brasil 53, 1700 – Lisboa
SINOPSE
Embora em desuso, o freguês sobrevive no nosso vocabulário precisamente como “definição” da pessoa que habita um espaço urbanizado mas que tem um património ou uma vivência muito particular dentro da cidade e que se origina numa fronteira convencionada que a fragmenta artificialmente: a freguesia. As freguesias permitem-nos percorrer a cidade a partir de um ponto de origem e unir os vários pontos num mapa: são o espaço próximo individual que se alarga para conter o todo que forma a cidade, pessoal e de conjunto. A freguesia surge assim como espaço de referência para a nossa representação do que é a cidade. Até que ponto terão os limites das freguesias influência na abordagem que cada um faz da cidade? Velhas freguesias alterando radicalmente o seu rosto: as do centro com uma população que envelhece; as da periferia tentando dar resposta ao contínuo crescimento urbano.
Este projecto procura a união destas disparidades com dois trabalhos reflectindo sobre freguesias localizadas no centro da cidade (Santa Isabel/Lapa e Pena) e outros dois na periferia (Benfica e Santa Maria dos Olivais). O 5º trabalho está em trânsito, circula e atravessa estas micro-cidades, traçando as linhas invisíveis que unem os quatro trabalhos.
LE JOURNAL DE LA MAISON
Le Journal de la Maison é uma associação cultural, fundada por pessoas ligadas pelas artes visuais, em busca de imagens que sejam o eco visual do espaço em que vivem.
A fotografia, por ser um meio comum a todos os seus fundadores, tem preponderância em relação a outras formas de expressão visual, havendo um programa manifesto de desenvolvimento e divulgação da fotografia dita de autor, nos seus diversos aspectos: criação, produção, apresentação, circulação e ensino.
Em 2008, foi criado um site onde registamos os projectos realizados ou em curso, onde cada membro mantém uma página individual (informal, de partilha de trabalhos em curso, reflexões sobre trabalho ou outras ideias soltas) e dinamizamos uma galeria virtual (aberta aos membros e convidados da associação). (http://www.lejournaldelamaison.com.pt)

Sem comentários: