sexta-feira, 12 de junho de 2009

Ruin'Arte: um projecto notável.


.
De Gastão de Brito e Silva, autor das imagens que reproduzimos, recebemos a seguinte mensagem:
.
Caros amigos... gostaria de colaborar convosco... e contar com a vossa colaboração...
Uma vez que partilhamos os mesmos os interesses e valores e de a própria existência do vosso blog se centrar neste mesmo tema, venho convidá-los para colaborar neste projecto. O projecto "Ruin'Arte", é uma forma de chamar a atenção à degradação do património arquitectónico deste País à beira mar plantado, são pedaços de história perdidos, são almas penadas do nosso passado. Procuro desta forma denunciar e catalogar alguns exemplos dramáticos, que testemunham a falta de carinho que os nossos governantes ao longo do tempo devotaram a estes edifícios. Não pretendo apenas focar as minhas atenções na arquitectura "erudita", a história não se centra apenas em edifícios nobres, há casas de pastoreio, fábricas, moinhos, chalets, quintas, unidades militares e outros tipos de"monumentos" que igualmente merecem a nossa atenção. Obviamente devo enfatizar casos mais graves como palácios, paços reais, castelos, mosteiros e conventos... Espero com este trabalho não ofender susceptibilidades porque a culpa já vem de várias gerações... não é um caso de política mas de falta de sensibilidade histórica, um comportamento que é apanágio da nossa nação. O trabalho encontra-se numa fase relativamente avançada de desenvolvimento e a colecção foi pensada para uma exposição. Uma vez que infelizmente é um tema quase sem fim neste nosso País, a colecção atingiu uma dimensão que inviabiliza esse meio, para ter um aproveitamento completo da obra e esta se tornar um trabalho viável em termos de interesse e difusão, a melhor opção é editar um livro com a colecção completa. Conto com a colaboração do Dr. José Quintanilha Mantas para a pesquisa histórica e elaboração de textos, o que indubitavelmente tornará este trabalho mais autêntico, temos ainda uma infindável lista de edifícios que devem ser referidos e ainda estão por fotografar. Procuro também um mecenas que possa dar vida a esta obra, parte dos lucros por esta gerados constituiriam com certeza uma fonte de rendimentos suplementar para que se pudesse salvar mais um monumento. Todas as acções sociais em volta deste projecto serviriam para sensibilizar o público para este flagelo que a todos transtorna e daríamos voz a uma parte esquecida da nossa história e património. São os motivos que nos movem...
Com muita LUZ
Gastão de Brito e Silva
http://gaston.ecl.fm/



1 comentário:

Nuno de Sousa disse...

Um belo projecto esse Gestão de Brito e Silva, força nisso, por acaso ás vezes faço-me esquecido em fotografar o que está degradado indo mais fazer algo de mais belo... mas a verdade é que é preciso chamar a atenção dos imensos edificios abandonados que existem não só por Lisboa mas por todo o Portugal, e não são poucos... pode vir a ser uma obra complicada de ser exposta pois os nosso governantes não querem dar por isso, e é bom que exista um movimento para essa chamada de atenção.
Sobre o colocar isso num livro porque não, este ano vou lançar o meu em fotos por uma editora do Porto, vale a pena tentares aqui, e quem sabe possas ficar surpreendido como a possi4íbilidade de ser viável, por isso fica aqui o contacto do editor e podes mesmo dizer que vais minha parte, pois temos alguns projectos conjuntos mais ligados à fotografia.

Editora: Edita-me
Responsável: Carlos Lopes
E-mail: Carlos.Lopes@edita-me.pt
Tlm: 965 393 431

Fica também aqui informação para quem um dia possa querer editar um livro.

Cumprimentos,
Nuno de Sousa