sexta-feira, 29 de maio de 2009

Os espanhóis em Lisboa.




I Mostra de Cultura Espanhola em Portugalum conjunto de actividades relacionadas com a dança, o cinema, a literatura e a fotografia.

A I Mostra de Cultura Espanhola em Portugal realizar-se-á na capital portuguesa entre 1 e 6 de Junho. Assistirão à apresentação deste evento os Ministros da Cultura de Portugal e de Espanha.
O objectivo desta iniciativa é dar a conhecer o trabalho dos criadores e dos intelectuais espanhóis através de uma proposta que engloba actividades relacionadas com a dança, o cinema, a literatura e a fotografia, entre outras áreas. A primeira actividade programada é uma mesa redonda sobre “Mostra Portuguesa. Um lugar de encontro com a cultura portuguesa”, onde diversas personalidades, como João de Melo, escritor e conselheiro cultural da embaixada de Portugal em Espanha, e Concha Hernández, falarão sobre a Mostra Portuguesa que todos os Outonos leva a cultura portuguesa a Madrid e a três capitais espanholas, propiciando desta forma um diálogo entre ambos os países.
Uma menção relevante merece a presença do cinema, através de um ciclo de filmes, e a realização do “III encontro Luso-Espanhol de cinematografia”, que contará com importantes profissionais do sector de ambos os países. A programação da dança marca um duplo encontro, o Ballet Nacional de España e a companhia flamenca de Javier Barón. A restante proposta cultural tem encontros programados com a fotografia, através da exposição “La Mirada en el Otro”, a qual exibirá uma parte da obra dos Prémios Nacionais de Fotografia; ou com a literatura, com dois encontros poéticos: o primeiro, protagonizado pelo prémio Cervantes, Antonio Gamoneda, e pelo poeta e tradutor português Gastão Cruz; o segundo será protagonizado por jovens poetas de ambos os países e será moderado por Pedro Mexia.
Outro momento importante da Mostra é o colóquio sobre Indústrias Culturais, sob a epígrafe de “Crise, Economia e Cultura”. Participarão Pedro de Andrés Romero (Presidente da Federação de Grémios de Editores) e Gilberto Sánchez García (Secretário-Geral da DEV, Asociación), pela parte espanhola, e José Jorge Letria (Vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Autores) e Nuno Artur Silva (autor, fundador e Director-Geral das Produções Fictícias - Rede Criativa), pela parte portuguesa.
As diversas actividades realizar-se-ão em diferentes locais: no Palácio da Ajuda, na Aula Magna da Universidade de Lisboa, no Centro Cultural de Belém e nos cinemas São Jorge. Em Sintra, o Centro Cultural Olga Cadaval acolherá as actuações do Ballet Nacional de España, nos dias 4 e 6 de Junho. O Ministério da Cultura editou para o evento um catálogo de actividades.

Sem comentários: