sábado, 25 de abril de 2009

Mas este julga que nós somos parvos?


.
O Diário de Notícias, de 6 de Março de 2008, dizia, sobre a situação do Jardim das Francesinhas:
.
A Junta de Freguesia da Lapa garantiu ao DN que já pediu à autarquia para "tomar conta do jardim" mas a câmara recusa-se a ceder o espaço até porque garante que o "jardim não se encontra em mau estado, sendo que a parte da área verde do jardim tem sido limpa e conservada. Tem havido acções de limpeza frequentes no jardim". Quanto à parte de mobiliário urbano, caminhos ou lancis de passeios, José Sá Fernandes, vereador dos Espaços Verdes, admite que "carecem de uma intervenção".
.
Agora, o Público, de hoje, dia 25 de Abril de 2009, diz:
.
A Câmara de Lisboa está a promover a requalificação do Jardim das Francesinhas, junto à Assembleia da República, incluindo a renovação das zonas verdes e o restauro da escultura em mármore da autoria de Leopoldo de Almeida que domina o espaço. [...] Este mês, a câmara iniciou as obras de requalificação do espaço, cuja conclusão deverá ocorrer no Verão. A empreitada inclui a recuperação ou substituição de pavimentos, a colocação de um sistema de rega automático, a remodelação da iluminação e a reparação de muros e canteiros. A obra contempla a renovação das zonas verdes, "com a necessária substituição de algumas espécies" e a conservação e restauro de todos os elementos pétreos. Entre estes destaca-se a peça da autoria de Leopoldo de Almeida, que, segundo dados da autarquia, foi executada em 1947 e inaugurada em 1949. O assessor de imprensa do vereador Sá Fernandes acrescenta que "todo o conjunto da fonte e do lago será recuperado com a substituição do sistema hidráulico". [...].
.
VAMOS LÁ VER SE A GENTE SE ENTENDE:
.
1) Em Março de 2008, José Sá Fernandes dizia «o jardim não se encontra em mau estado».
.
2) Em Abril de 2009, o assessor de imprensa de José Sá Fernandes diz: «todo o conjunto da fonte e do lago será recuperado com a substituição do sistema hidráulico».
.
EM QUE FICAMOS, ZÉ? JULGAS QUE NÓS SOMOS PARVOS? QUE NÃO PERCEBEMOS QUE NÃO QUISESTE QUE A JUNTA DA LAPA TRATASSE DO JARDIM PORQUE ESTA É PRESIDIDA POR UMA PESSOA DOUTRO PARTIDO, O PSD? CONCLUSÃO: PARA TI, ZÉ-FAZ-FALTA, A POLÍTICA VEM PRIMEIRO. A CIDADE, DEPOIS.

1 comentário:

cmg disse...

De facto, em Lisboa, a degradação das zonas verdes é evidente. Quer porque a maioria das pessoas se está nas tintas para eles quer porque a câmara também. E o jardim da R. das Francesinhas era um caso desses. Quem estava encarregue da sua manutenção cedo chegou à conclusão que quanto mais cortasse menos vezes tinha que lá ir fazer a manutenção. Foi assim que as sebes foram cada vez mais cortadas até que ... acabaram!
E já repararam na sanha que há contra as árvores? A desculpa é que estão doentes! Vai daí, zás, toca a cortar.
No jardim em causa, segundo ouvi dizer, já começaram os cortes e, também segundo me disseram, a desculpa é essa.
Enfim, vamos a ver o que dali sairá não obstante ter quase a certeza que, bom ou mau, com o tempo, a incúria e a crónica falta de manutenção se encarregarão de o votar ao abandono.
Já agora, porque não tratar da zona verde junto aos prédios. Pior do que está será difícil.