quinta-feira, 12 de março de 2009

Arquivo Universal.
















































































































.
Lisboa - Museu Colecção Berardo, Centro Cultural de Belém. Até 3 de Maio. ENTRADA GRATUITA.
.
O uso da fotografia na sua vertente documental tem sido amplamente discutido e pensado. "Arquivo Universal - o Documento e a Utopia Fotográfica", exposição co-produzida pelo MACBA (Museu d''Art Contemporani de Barcelona) e pelo Museu Colecção Berardo, e comissariada pelo espanhol Jorge Ribalta, reúne um grande núcleo internacional dividido em três partes.
"As Políticas da Vítima" explica o aparecimento do género documental na fotografia e no cinema ligado à representação das classes trabalhadoras, enquanto "Espaços fotográficos públicos" traduz as inovações e a concepção expandida do espaço fundamentada na fotografia de El Lissitzky até à importante exposição "The Family of Man", em 1955, no MOMA (Museu of Modern Art, Nova Iorque).
Já a terceira parte debruça-se sobre a noção de fotografia como instrumento para as ciências sociais e para a criação de arquivos de imagens em projectos históricos. Neste núcleo são apresentados os trabalhos dos fotógrafos portugueses Sena da Silva, Gérard Castello-Lopes, Costa Martins e Victor Palla. A "rematar" este núcleo estão também trabalhos de Martha Rosler e Allan Sekula - que marcam a discussão sobre o documental no início do pós-modernismo.

Sem comentários: