domingo, 8 de fevereiro de 2009

Laboratorio Chimico.


.

.

.

,
.
O Museu de Ciência da Universidade de Lisboa recuperou o Laboratorio Chimico da Escola Politécnica na sua traça original do século XIX. Por aqui passaram nomes como Agostinho Vicente Lourenço, António Augusto de Aguiar ou José Júlio Rodrigues.
.
.

.
.

.
.

.
.
Tem mais de 3.000 objectos. Que tal ir vê-los?
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
O laboratorio chimico da escola é o mais vasto e ao mesmo tempo mais grandioso que todos os laboratorios da Europa, em que estudei, ou os que visitei; mede uma area de 860 metros quadrados, incluindo o amphytheatro de chimica, que póde receber 200 alumnos.
O laboratorio divide-se em duas partes: uma, commum ás duas cadeiras de que se compõe o ensino; e outra, particular a cada uma d'ellas.
A primeira consiste de uma grande sala de 20 metros de comprido sobre 12 de largo e 10 de alto; é cercada na meia altura de uma espaçosa galeria e guarnecida de quanto é necessario para a preparação dos cursos das duas cadeiras de chimica, ao trabalho dos preparadores e dos alumnos que obtiverem a permissão de trabalhar, assim como para as analyses organicas e preparações quaesquer em maior escala. Tem dimensões sufficientes para dar instrucção pratica a mais de 50 alumnos.
Um pequeno laboratorio, disposto ao lado d'esta grande sala, com melhores condições de tiragem, serve para a execução de preparações, que pelo seu cheiro, propriedades toxicas, ou acção corrosiva, possam incommodar ou causar algum damno.
A segunda parte, destinada ao serviço de cada uma das cadeiras, compõe-se de um laboratorio, de um gabinete de estudo para cada um dos lentes, e de duas grandes salas guarnecidas de armarios mui commodos, para receber as collecções, instrumentos e apparelhos pertencentes ás duas cadeiras.
Alguns outros quartos destinados para os depositos completam um todo que torna aquelle estabelecimento muito importante entre os estabelecimentos da mesma natureza na Europa, e tem merecido encomios de muitos professores estrangeiros, que por diversas vezes o têem visitado.
O laboratorio de chimica possue em instrumentos, apparelhos, productos chimicos, quanto lhe é necessario para o ensino e o trabalho dos lentes, e tem augmentado todos os annos o seu material nos limites que lhe permitte a sua subvenção.
.
[Excerto do relatório apresentado pelo professor Agostinho Vicente Lourenço na sessão pública de distribuição de prémios, na Escola Politécnica, no ano lectivo de 1877-1878]
.
.
.
.
.
.
.
.


Museu de Ciência da Universidade de Lisboa, Rua da Escola Politécnica.

Aberto todos os dias, das 10:00h às 17:00h, excepto Domingos e Feriados.

Sem comentários: