Segundo o «Expresso», na sua edição de 4/10/08, a jornalista Dina Aguiar ocupa um ateliê da CML, no Palácio dos Coruchéus, junto de outros artistas. Bem, Dina Aguiar não é artista, é jornalista, mas lá vamos. O espaço foi-lhe cedido em 1999, por João Soares.
Transcrevamos o «Expresso». Dina Aguiar «diz não se lembrar dos termos do contrato que estabeleceu com a CML em 1999. Sabe apenas que verbalmente deixou claro que o espaço seria partilhado com a filha, licenciada em Belas-Artes. "Não queria que se pudesse entender esta partilha como uma espécie de sub-aluguer", explica. Dina Aguiar assume que não é artista profissional mas garante que não está ilegal. "Não fiz qualquer coacção, tenho o meu contrato e direitos. O problema desta sociedade é a dor de cotovelo e a inveja"».
Bem, estas imagens de uma casa na zona das Necessidades mostram que há outros problemas além da inveja e da dor de cotovelo. Há casas a caír, por exemplo. Mas realmente é espantoso. Primeiro, a amnésia - «diz não se lembrar dos termos do contrato...»; mas o contrato não foi escrito, não tem cópia, não procurou obtê-la, sobretudo numa altura destas em que tanto se fala disto?! Segundo, o «verbalmente» - então a cedência de um espaço camarário tem coisas verbais, de palavrinha?! Terceiro, reconhece que ela não é artista, mas a filha é licenciada em Belas-Artes... «Licenciada em Belas-Artes» é o mesmo que artista?! Como se chama a filha da Dina Aguiar? Será a cantora Dina? Paula Rego? Tonicha? Graça Morais? Britney Spears? Céline Dion? Madonna? Irmã Lúcia? Vieira da Silva? Hermínia Silva? Qual é a especialidade da rapariga: pintura? Escultura? Bailado? Ou ser filha de Dina Aguiar já é, à semelhança dos grafitos nas paredes, uma forma de arte?
Já se percebeu, foi tudo uma questão de amor de mãe. Desculpemos a Dina. Coitadina aguiar. A filha, moça discreta, até pode ser só licenciada em Belas-Artes. Mas que há aqui uma artista, há. Não é Maluda, Margarida Rebelo Pinto, Teresa Salgueiro, Guta Moura Guedes, Mariza ou Conceição Vasco Costa. A artista, a grande artista, é mesmo a Srª D. Dina Aguiar. Grande artista. Se temos inveja? Temos. Se temos dor de cotovelo? Pois também temos. A única coisa que não temos é uma mãe chamada Dina Aguiar e um ateliê no Palácio dos Coruchéus. O ateliê, ainda vá, aceitamos. Mas uma mãe capaz de uma coisa destas, não queremos. É que temos inveja, temos dor de cotovelo e tudo isso - mas, sobretudo, ainda temos vergonha na cara.
1 comentário:
Realmente a argumentação está ao nível do cú da cobra.....e isto para quem já tem água por o nariz.
A sra. tem contrato escrito, mas não se recorda, mas tem direitos...e verbalmente:
Verbalmente não seria melhor ficar calada ????
Enviar um comentário