segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Uma Alameda de Futuros.

"Uma Alameda de Futuros": é este o título do documento apresentado no passado dia 23 e que contém a Estratégia e Estatutos da Universidade de Lisboa. A alusão à Alameda da Universidade é óbvia e propositada. E é por isso mesmo que a UL quis fazer desta alameda uma montra da sua modernidade, motivação e projectos para o futuro.

Projecto "Automóveis sem condutor": à primeira vista, poderia parecer que estes automóveis estão estacionados ilegalmente numa faixa BUS. Nada mais errado. O facto de estarem vazios significa apenas que são os primeiros protótipos de um projecto da Faculdade de Ciências: automóveis que circulam sem condutor, guiados por CPU's retiradas dos computadores "Magalhães" e programadas para o efeito. O facto de estarem parados deve-se apenas à existência de um engarrafamento. E o facto de estarem na faixa BUS deve-se ao facto de o programador ter 39 anos, viver com a mãe e não ter ainda tirado a carta.





Projecto "Go now, park later": o que estão estes dois carros vazios a fazer no meio da estrada? Muito simples: são protótipos de um segundo projecto da FCUL, "Go now, park later". São automóveis que, deixados sozinhos, ficam em standby, aguardando que apareça um lugar vago para estacionar (ilegal, mas é só um protótipo). Assim que isso suceda, o poderoso computador "Magalhães" instalado nas suas entranhas encarrega-se de estacionar o carro sem intervenção humana.



Projecto "Silos invisíveis": todos se recordam da promessa do antigo Presidente da Câmara, Santana Lopes, de construir um silo automóvel em cada quarteirão, que só não foi para a frente porque Santana Lopes foi abrupta e relutantemente forçado a assumir responsabilidades no topo da hierarquia do Estado. Mas a FCUL recuperou o projecto, com um "toque" especial. Parece-vos que estes carros estão estacionados em cima de passeios? Nada mais falso: estão ordeiramente estacionados no interior de silos construídos com paredes transparentes, uma patente da FCUL. Assim, não há perdas de luminosidade e os carros ficam à vista, dissuadindo os "amigos do alheio".





E não podíamos terminar este apontamento sobre a "Alameda de Futuros" sem mostrar o projecto de recuperação que a UL já tem em marcha para os passeios e canteiros da Alameda da Universidade:









"Uma referência na cidade de Lisboa que projecta internacionalmente uma imagem de reconhecido valor", diz-se na página 7 do documento "Uma Alameda de Futuros", abordando a "Missão" da UL. Nós não diríamos melhor.

1 comentário:

M Isabel G disse...

Posso estar enganada, mas curiosamente, nunca ouvi da parte dos estudantes qualquer tipo de reivindicação sobre o estado deplorável da Alameda, em consideração com os colegas com deficiências motoras ou tipo de incapacidades permanentes ou temporárias.
Isso sim,seria uma grande luta.
Pelo contrário, o estacionamento selvagem na Rua de Entrecampos é uma tristeza, deixando uma só faixa de rodagem.