terça-feira, 12 de agosto de 2008

De regresso ao Parque Silva Porto / Mata de Benfica

Em 1880, João Carlos Ulrich mandou plantar um pequeno bosque para envolver o Palácio da Feiteira. Alguns anos depois, cerca de 1911, já propriedade de César Augusto de Figueiredo, este ofereceu o parque ao Município de Lisboa, para que fosse acessível a todos os cidadãos. O parque passou a chamar-se Silva Porto em homenagem ao pintor António Francisco Ferreira da Silva. Isto foi em 1911.

Hoje, o que é que aqui faz falta?


.
Faz falta que desimpeçam a entrada do Parque.



.
Faz falta água na piscina e que esta seja devolvida aos moradores.



.
Fazem falta chafarizes e pontos de água que funcionem.

.
Faz falta manutenção dos jardins e canteiros.




.
Faz falta que se contrarie o vandalismo, pintando e consertando o que foi destruído.



.
Faz falta que os equipamentos como o Parque de Merendas e os pontos de acolhimento com tejadilho sejam limpos. E que a esplanada do parque, inactiva há anos, seja posta ao serviço dos munícipes.





.
Faz falta manutenção dos portões e gradeamentos que delimitam a mata.



Junta de Freguesia de Benfica
.

2 comentários:

Bic Laranja disse...

Julgo que era da Feiteira e não Feiticeira.
Cumpts.

fino céu disse...

Vim ter a este blog por acaso, mas do pouco que vi e li já sou fã. Sem dúvida que já fazia falta a muito tempo ter um blog assim e denunciar o estado do nosso património.
Como disse atrás, vim ter por acaso por uma pesquisa feita a Mata de Benfica, só a conhecia por este nome e não por Parque Silva Porto.
Que desilusão ver as fotos publicadas.
Vivi e cresci em Benfica. Lembro-me que todas as tardes ia brincar para a Mata, e recordo um parque infantil cheio de crianças. Mães, pais e avós sentados em bancos a ver os seus pequenos a brincar. Passeavam entre nós pavões e patos e havia uma esplanada fantástica onde eu comia bombokas como se não houvesse amanhã.
Hoje sou mãe e gostava de levar a minha filha ao parque onde outrora brinquei, será que ainda continua assim como em 2008? Ou estará um pouco melhor? Não me atrevia a ir se ainda estivesse neste estado que a desilusão seria enorme.
Vou seguir atentamente o seu blog, muito obrigada por partilhar estas pérolas esquecidas.
Cumpts