"Caros srs. e sras vereadores [pela ordem por que figuram no site da CML]:(...)
Moro no lindíssimo largo de santa marinha (São vicente de fora). com umas lindas árvores e um belo espaço. Infelizmente (na minha opinião) quando o largo "sofreu" melhoramentos retiraram de lá as mesinhas e cadeiras usuais em muitos jardins de Lisboa, e que permitiam aos nossos velhotes sentarem-se ali a jogar as cartas e a olhar quem passa. Agora temos umas mesas e cadeiras muito "disaine", muito modernas (e com os assentos, que eram aparafusados ou colados, já destruídos). (...) Além disso, tiraram tudo o que pudesse haver de terra ou relva ou plantinhas à vista e cobriram tudo com um cimento muito menos adaptado às brincadeiras das crianças. Serve apenas para uns ocasionais treinos de skate de uns putos que vêm até cá. E para jogos de futebol que já deram cabo do lindo gradeamento (tb design) que agora foi fixado com barras de ferro suplementares (muito menos design).Ironicamente, depois de terem destruído os canteiros que cá havia, agora colaram nos muros umas floreiras de plástico e aí sim plantaram umas heras escleróticas, coitadinhas, que bem precisavam de mais para criar raíz. Resumindo: um belo largo, com uma lindíssima palmeira, lindas árvores, mesas à sombra e lugares para brincar, foi (a meu ver) destruído por um muro pesadão, sem leveza nem graça e tornado num recinto cimentado que praticamente só é utilizado durante os campeonatos de futebol para a junta de freguesia instalar um ecrã gigante para quem quiser ver os jogos e quem não quiser aguentar os jogos (e não refilar, de preferência!) .Repare-se que até os candeeiros são design e modernaços, muito diferentes dos restantes do largo (fixados nas fachadas das casas) que ainda tem alguma coisa a ver com alfama e esta zona antiga da cidade.
Não os maço mais. Ficava contente se me dissessem o que acham disto tudo e se acham as propostas praticáveis.
Bom trabalho por Lisboa. Cumprimentos"
"Encarrega-me a Senhora Directora do Departamento de Ambiente e Espaços Verdes, na sequência da sua reclamação apresentada ao Centro de Atendimento ao Munícipe, a qual nos mereceu a melhor atenção, de informar, quanto aos assuntos expostos no âmbito das competências deste Departamento, que a obra do Largo de Santa Marinha, em São Vicente de Fora, foi feita em 1998/1999, de acordo com o projecto aprovado pelo executivo municipal de então. (...) Agradecendo a sua colaboração apresento os melhores cumprimentos,"
2 comentários:
Resposta exemplar da burocracia. O leitor perguntava por ventura se a obra estava de acordo com o projecto ou o ano em que fora feita? Parece-me que não era isso que interessava, mas sim se as opções tomadas estariam correctas ou não, coisa que naturalmente um burocrata não sabe responder.
"não fui eu, foi ele"
além de ser esta a resposta, é claro que as obras públicas que se fazem, fazem-se porque sim,
aqui nesta jangada de pedra.
Enviar um comentário