sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Assim vai a nossa memória...





Memórias do herói dos Dembos na Feira da Ladra
por LICÍNIO LIMA

Nunca o general João Almeida, famoso militar do início do século XX, governador em Angola e Cabo Verde, imaginaria que, no início do século XXI, parte do seu espólio fosse parar à Feira da Ladra, em Lisboa, para ser vendido ao desbarato. Valeu a atenção da Polícia Judiciária (PJ) que deteve o negociante em flagrante delito quando tentava transaccionar o material que recebera do autor do furto realizado na região de Aveiro. O indivíduo está indiciado pelo crime de receptação, faltando agora apanhar quem assaltou a casa dos herdeiros do general.

Segundo informou a Directoria de Lisboa e Vale do Tejo, "o espólio é constituído por diversa documentação referente à vida e obra do militar, designadamente manuscritos, fotografias (uma original de Camilo Castelo Branco), correspondência (nomeadamente com Oliveira Salazar), quadros (a carvão, tinta-da-china e aguarela) e publicações da época, tudo com importante valor científico, artístico e histórico".

Falecido em 1953, o general passava temporadas de descanso na senhoria "Casa do Seixal", onde deixou um valioso espólio resultante das suas campanhas militares desenvolvidas em África. E os aveirenses sempre o reconheceram como figura de Aveiro, mas, acima de tudo, como "herói dos Dembos" por ter pacificado este povo em Angola, em 1907. Auxiliou também Alves Roçadas a pacificar a região de Huíla (1909), e é a ele que se deve a fixação da fronteira meridional de Angola.

Os objectos furtados estavam a ser vendidos a preços irrisórios, informou a PJ, mas tudo foi recuperado porque o comprador - um comerciante de velharias da Feira da Ladra - foi identificado. Falta saber quem foi o autor do furto. As investigações prosseguem. O detido, de 38 anos, possui antecedentes criminais por tráfico e consumo de estupefaciente e furto em estabelecimentos comerciais. Ontem foi presente a tribunal de instrução criminal.


(in DN).

Sem comentários: