segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Post-Oil Cities.





Visite a exposição "Post-Oil Cities"

A Casa da Vizinha e a Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos inauguram a 17 de Setembro, às 17h00, na Galeria de Exposições da Sede Nacional, duas exposições relativas ao tema Post-Oil Cities. A entrada é livre.

A exposição POC está dividida em duas partes:

1- POST-OIL CITIES: Imagining Cities Beyond Oil , uma exposição itinerante, que inclui projectos, ideias, utopias, acções urbanas, movimentos sociais ao redor do mundo que ilustram ou um modelo de mudança que nossas cidades estão a experimentar nas mais diversas áreas: alimentos, energia, mobilidade, educação, e que contribuem para uma não dependência do petróleo. Esta exposição é apoiada por uma parte informativa - World Oil History - com uma linha do tempo que ilustra vários dados desde 1850 até o presente consumo de petróleo, que mostra a história do petróleo do mundo e a nossa cultura dependente deste recurso.

2- POC 2010 LX: exposição dos trabalhos realizados com cada um dos tutores, durante o período do workshop – designadamente Atelier DATA, Campos Costa Arquitectos e Arquitectos Anónimos.

"A par da inauguração do dia 17 de Setembro, vai decorrer, às 18h00 no Auditório Nuno Teotónio Pereira, na Sede Nacional, um debate com a presença de Maria João Rodrigues (Energia), Mário Alves (Transportes e Mobilidade), João Seixas (Geógrafo), Miguel Nery (Arquitecto) e a arq. Leonor Cintra Gomes, presidente da OASRS".

"O desafio POST-OIL CITIES em Lisboa, recorde-se, consiste numa série de actividades que terão lugar na cidade de Lisboa com o objectivo de pensar a cidade no futuro, dirigido não só a arquitectos, mas a todos aqueles que tenham vontade de reflectir sobre a cidade", explicam os organizadores.

"As cidades, onde mais de 50 por cento da população mundial vive, são campos abertos para explorar novas possibilidades de diferentes modos de vida e têm um grande potencial para criar os melhores ambientes que podemos imaginar para viver. POST-OIL CITIES procura imaginar como podemos transformar as nossas cidades nesses lugares agradáveis que necessitamos para viver, com acções presentes no campo do urbanismo e arquitectura".

As exposições estarão patentes até ao dia 30 de Setembro.

Sem comentários: