sábado, 6 de fevereiro de 2010

Grupo de Amigos da Igreja de São José dos Carpinteiros (e edifícios anexos)


.

.
A Casa dos Vinte e Quatro funcionou na Irmandade de São José a seguir ao incêndio do Hospital Real de Todos-os-Santos em 1750. A mesa da Casa é talhada de madeira exótica do século XVII, com 24 lugares e 24 gavetas das diversas confrarias da cidade de Lisboa
.

.
.
.
«Planta longitudinal constituída por 2 rectângulos justapostos (nave e capela-mor), de que resulta um volume paralelepipédico coberto por telhado a 2 águas. No alçado principal destaca-se o portal, coroado por medalhão oval figurando São José e ladeado por 2 cartelas com inscrições alusivas às efemérides principais do templo e das quais pendem em relevo pétreo, as ferramentas de pedreiro (esquerda) e de carpinteiro (direita). No nível superior abrem-se 3 janelões gradeados, sendo os laterais rectangulares e o central em volta inteira, encurvando assim a cimalha do frontão barroco que termina a fachada. No lado esq. observa-se a torre, de secção quadrada, com 2 vãos rectangulares sobrepostos e ventanas sineiras em arco de volta perfeita. Interior: nave e capela-mor, esta de menor altura, ambas com cobertura em abóbada de berço, apresentando a da nave pintura ornamental monocroma oitocentista em torno de uma composição central figurando São José e o anjo.
.
Ladeiam o arco triunfal - com embasamentos de embrechados de mármore - 2 altares integrados em arcos de volta inteira. 2 capelas laterais abrem para a nave - constituindo como que um falso transepto - e apresentam retábulos de talha polícroma datáveis do 1º quartel do séc. XVIII, ostentando o do lado da Epístola um camarim abobadado com a imagem do Senhor dos Passos. A capela do lado do Evangelho, alberga uma imagem de Nossa Senhora da Fé. Sobre a entrada eleva-se o coro-alto, de madeira, com grade de balaústres torneados. Sensivelmente a meio da nave observam-se, afrontados, 2 púlpitos com balcão de madeira e sobreporta encimada por espaldar de leque semicircular. Paredes da nave com silhar de 16 azulejos de altura em monocromia (azul em fundo branco) de meados do séc. XVIII, figurando cenas da vida de São José: Sonho de José; Visitação de Maria a Isabel; Nascimento de Jesus; José e o menino; Fuga para o Egipto, morte de de São José, Ascensão de São José. Todos os painéis têm legendas explicativas em latim.
.
.
.
.
Fotos: Arquivo Fotográfico da CML e Ex-DGEMN

Sem comentários: