quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Campo das Cebolas: quem ajuda esta leitora?

O meu nome é Magda e sou estudante de Engenharia Civil na Universidade Nova de Lisboa. No âmbito da cadeira de Planeamento Regional e Urbano devo levar a cabo um projecto individual que visa apresentar uma proposta de requalificação do Campo das Cebolas. Eu não sou Lisboeta e conheço a zona mais ou menos como os outros turistas. Pouco!
Peço então ajuda aos membros deste movimento que me dêm ideias do que gostavam que ali fosse feito. Pensei num jardim com algumas esplanadas e espaços de descontracção, mas n sei s é realmente o que se precisa. Reparei que o escasso estacionamento também é um problema.Enfim os problemas são muitos e o tempo para os abordar é pouco, por isso peço, uma vez mais, a vossa colaboração enquanto Lisboetas e pessoas que adoram esta cidade.
Desde já agradeço a disponibilidade
Magda Carvalho
magdaaccarvalho@gmail.com

4 comentários:

Rafael Santos disse...

Além do estacionamento desordenado, creio que ali faz falta uma melhor ligação Eléctricos-Barcos/Autocarros. Espero igualmente que essa requalificação, não prejudique em anda o bom funcionamento dos eléctricos já que é hábito nas obras da cidade prescindir-se deste meio de transporte devido a obras.

Telmo Mendes Leal disse...

O campo das cebolas, neste momento, é pouco mais que um estacionamento, ou seja, um espaço morto no que diz respeito ao cruzamento e permanência de pessoas no sentido de estas o enriquecerem. Os carros parados a largar calor e a ocupar espaço desordenadamente só estragam.

Por outro lado, é um espaço muito bom no sentido em que está repleto de bonitos edifícios (ainda que nem sempre tratados, mas isso é outra questão) dos quais se destaca a casa dos bicos.

No meu modesto entendimento, creio que faz falta ao campo das cebolas um pouco mais de verde que forneça um espaço em que as pessoas possam parar, passear, descansar, tomar uma bebida, etc (aquilo que no quadradinho de verde lá tem agora não dá para fazer). Este verde teria de funcionar em dois blocos, pois seria atravessado por uma estrada (rua da alfândega), o que seria bom no sentido de anular a presença desta quase auto-estrada dentro de Lisboa. Por último, creio que esse espaço verde enfrentaria o obstáculos de não vir a ser uma muralha, ainda que verde, para a frente ribeirinha. Seria, talvez, mais interessante que começasse baixo (um relvado, por exemplo) e fosse em crescendo até ao outro extremo.

Contudo, seria sempre preciso não esquecer o cuidado a ter com a casa dos bicos que pela sua singulariedade merece redobrado neste contexto.

Paulo Ferrero disse...

Não se preocupe com o Campo das Cebolas que os digníssimos pensadores do regime já pensaram: vai ali nascer um imenso parque de estacionamento subterrâneo já como previsível explorador. Verde? Depois plantam-se umas árvores-palito e dourar a pílula e abrem-se uns quiosques.

Daniel disse...

Estacionamento subterrâneo sem dúvida que é importante ali, assim como os supra referidos espaços de permanência - zonas ajardinadas (não necessariamente verdes) mobiliário urbano - bancos, quiosques, pontos de água, etc.
Quanto à abertura para a frente ribeirinha ela não é muito clara e nunca se sentirá muito devido à obstrução feita pelos edifícios em frente (creio que são instalações militares).

Muito boa a iniciativa de pedir ajuda neste blogue.