quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Ensinar e educar...



Um mar de livros não reutilizáveis - O retrato da realidade que precisa mudar!

Todos os anos, em Portugal, 1.500.000 alunos usam mais de 9.000.000 de livros escolares.

Se não forem reutilizados o seu destino mais provável é o lixo!


A reutilização dos manuais escolares é uma atitude ecológica e amiga do ambiente.



O preço de cada manual escolar varia entre os 15€ e os 50€.

Todos os anos os manuais sofrem pequenas alterações que inviabilizam a sua reutilização e servem apenas para obrigarem as famílias a terem mais despesas.

Neste contexto, as famílias com mais de um filho ficam impedidas de reutilizar os respectivos manuais. As famílias mais numerosas são as mais penalizadas.

As famílias mais numerosas estão impedidas de reutilizar os livros dos irmãos mais velhos porque existe uma panóplia de manuais escolares com diferenças insignificantes.

A opção pelos manuais varia de professor para professor, de escola para escola e de ano para ano sem ter em conta os interesses dos alunos e das famílias.

Nos estabelecimentos de ensino não existe uma orientação junto dos docentes e dos alunos para a reutilização dos manuais escolares. Mesmo aqueles que são entregues gratuitamente pelo estado ou pelas autarquias às famílias com menos possibilidades económicas deviam ser devolvidos pelos beneficiários para serem reutilizados.

As escolas deviam criar os seus próprios bancos de livros (como já acontece em algumas, poucas em todo o país).

A edição de manuais escolares precisa de ser regulamentada tendo em conta as possibilidades das famílias e dos alunos. Não pode continuar a seguir uma lógica apenas comercial para proveito das editoras e exploração da economia das famílias e do Estado.

Apelamos a todos os alunos do 1.º ao 12.º ano que estimem os seus manuais escolares para que possam ser reutilizados.

Os manuais do 12.º ano são muito procurados porque os alunos que vão para as universidades deixam de recorrer aos bancos de livros para as trocas.

Apelamos a todas as famílias para que utilizem os bancos de trocas de manuais escolares onde podem entregar os manuais utilizados em anos anteriores para voltarem a ser utilizados por milhares de jovens cujas familias aqui recorrem.


Algo vai ter que mudar em Portugal!

1 comentário:

Julio Amorim disse...

Há textos que me fazem "virar as tripas"....e este foi um deles.
Esta chantagem económica perante uma obrigatoriedade escolar imposta pelo próprio Estado....é nojenta.