sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

No Museu do Neo-Realismo, Leonor Areal.

No próximo Sábado, dia 25 de Fevereiro,


o Museu do Neo-Realismo apresenta o livro de Leonor Areal



Cinema Português – Um País Imaginado

São dois extensos volumes, correspondentes à tese de doutoramento da autora - que percorrem a história do cinema português antes e depois do 25 de Abril de 1974: Cinema Português – Um País Imaginado, de Leonor Areal, será apresentado por Rui Zink, no Auditório do Museu do Neo-Realismo, no próximo Sábado, dia 25 de Fevereiro, pelas 16h00.




Trata-se de uma obra que nos traz uma visão diferente sobre a história do cinema, isto é, a história de um país imaginada a partir da história do seu cinema, ou, se quisermos, a imagem possível de um país feita a partir da representação cinematográfica.




O trabalho de Leonor Areal foca, nomeadamente, o cinema feito pelo realizador Manuel Guimarães, cujos filmes em torno da obra de Alves Redol (ou com argumento e participação do escritor vila-franquense) foram apresentados no Auditório do MNR, ao longo de 2011, no âmbito das Comemorações do Centenário do Nascimento de Alves Redol (Ciclo de Cinema “Imagens e Palavras de Alves Redol”). Para Leonor Areal, aliás, Manuel Guimarães é “o único representante do neo-realismo” no cinema português (declarações da autora ao jornal “I” de 28.12.2011).




O Museu do Neo-Realismo convida-vos a assistir a esta sessão e agradece, desde já, a divulgação da mesma.


Sem comentários: