terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Chanucá em Lisboa.








'Chanucá’: Celebração foi realizada, pela primeira vez, no parque Eduardo VII, com o apoio da autarquia

Festa judaica em Lisboa
Mais de meia centena de membros da comunidade israelita reuniram-se ontem no Parque Eduardo VII, em Lisboa, para, pela primeira vez, comemorarem publicamente o ‘Chanucá’, ou Festa das Luzes.

Por:Joana Nogueira




"A festa de ‘Chanucá’ [palavra hebraica que significa ‘dedicação’] dura oito dias e assinala a derrota das forças selêucidas que tentaram proibir Israel de praticar o judaísmo e o milagre do azeite, que queimou por oito dias no candelabro do Templo de Jerusalém", quando os macabeus rededicaram o Templo, revelou o rabino Eliezer Sahai Dimartino. Para Maria João Cardoso, designer de 55 anos, esta cerimónia "é um marco". "Durante muitos anos esta manifestação foi feita em privado. O facto de a Câmara permitir que se faça pela primeira vez num sítio privilegiado da capital é um grito de liberdade para os judeus".

A cerimónia contou com a presença da actriz Daniela Ruah, que reencontrou familiares e amigos. "O facto desta celebração ser feita publicamente significa para nós um bocadinho mais de união", revelou, acrescentando que, devido a compromissos profissionais no início de 2012, as miniférias deram "apenas para dar um beijo à família".

(in Correio da Manhã)

Sem comentários: