quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

3 urgências em Lisboa: «suficientes».







Três centros de urgência em Lisboa “são suficientes”, diz ministro
Por Agência Lusa,


O ministro da Saúde, Paulo Macedo, afirmou hoje que três centros de urgência em Lisboa “são suficientes” para a população da capital, concentrando-se nos hospitais de S. Francisco Xavier, Santa Maria e S. José.

Em declarações aos jornalistas à margem da tomada de posse do conselho de administração do novo Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, Paulo Macedo confirmou o encerramento da urgência do Hospital Curry Cabral, que será descentralizado por outras unidades, mas desdramatizou o impacto no atendimento dos doentes.

Governo terá de poupar quase o dobro com a saúde em 2012

O Governo terá de poupar quase o dobro nos custos com o setor da saúde que o estipulado na primeira revisão do memorando de entendimento com a 'troika', passando assim de 550 para 1.000 milhões de euros.

De acordo com a segunda revisão do memorando de entendimento do Programa de Assistência Económica e Financeira (PAEF), o Governo fica agora obrigado a originar poupanças no setor da saúde em 2012 de mil milhões de euros.

A meta estipulada na primeira revisão do memorando estipulava uma poupança efetiva no setor da saúde de 550 milhões de euros.

“Temos três centros de urgência em Lisboa: Hospital de S. Francisco Xavier, de Santa Maria e de S. José. Para a população de Lisboa, com todos os hospitais à volta (Loures, Vila Franca de Xira, Amadora Sinta, etc.), três urgências de acordo com os estudos são suficientes”, sustentou o ministro.

Referindo-se ao Hospital Curry Cabral, Paulo Macedo clarificou que, tal como estava previsto, a urgência cirúrgica encerrou em agosto, as urgências cirúrgica geral e psiquiátrica, incluindo o internamento, serão agora concentradas no Hospital de S. José e a área cardíaca irá para o Hospital de Santa Marta.

O serviço de urgência e a urgência psiquiátrica do Curry Cabral encerram às 24:00 de segunda-feira, anunciou hoje o Ministério da Saúde em comunicado, medida que se insere “no âmbito da reestruturação da rede de urgências da área metropolitana de Lisboa e da abertura do Hospital de Loures”.

A partir de terça-feira, os doentes serão referenciados para a urgência polivalente do Centro Hospitalar de Lisboa Central – Hospital de S. José, que integra o Grupo Hospitalar do Centro de Lisboa.

O Ministério da Saúde garante que a urgência do Centro Hospitalar de Lisboa Central “será reforçada com os diversos grupos sócio-profissionais do Hospital Curry Cabral, mantendo-se os atuais padrões de qualidade na prestação dos cuidados aos utentes”.

Com este fecho, deixará igualmente de funcionar no Curry Cabral a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).


Nota Lisboa SOS: gostaríamos de saber se, quando ocorrer uma urgência médica, ao Senhor Ministro ou a algum familiar, irá a um hospital público ou a um hospital privado.

Sem comentários: