terça-feira, 29 de novembro de 2011

Lisboa em 41.º na lista de cidades com mais qualidade de vida.




(fotografia Miguel Manso)

O estudo “Quality of Living 2011”, realizado pela consultora Mercer, analisou a qualidade de vida em 221 cidades, tendo Nova Iorque como termo de comparação, e concluiu que Viena é aquela com maior qualidade de vida do mundo.

Em 2010 a capital austríaca também arrebatou o primeiro lugar, seguindo-se as cidades suiças de Zurique e Genebra. Já Lisboa conquistou a 45.ª posição, o que significa que no último ano subiu quatro posições.

Este ano as cidades alemãs e suíças dominam o topo da classificação numa lista em que as cidades europeias ocupam mais de metade dos primeiros 25 lugares. Além de Viena, estão nas primeiros dez posições Zurique (Suíça, 2.º lugar), Munique (Alemanha, 4.º), Dusseldorf (Alemanha, 5.º), Frankfurt (Alemanha, 7.º), Genebra (Suíça, 8.º). Berna (Suíça) e Copenhaga (Dinamarca) ocupam em conjunto a 9.ª posição. Auckland (em 3.º), na Nova Zelândia, e Vancouver (em 5.º), no Canadá, completam os dez primeiros lugares.

Paris encontra-se na 30.ª posição, Londres na 38.ª, Madrid na 43.ª e Roma na 52.ª. As cidades dos Estados Unidos com a classificação mais elevada ao nível da qualidade de vida são Honolulu (29.ª) e São Francisco (30.ª).

As cidades de Brasília, do Rio de Janeiro e de São Paulo ficaram em 101.º, 114.º e 116.º lugares, respectivamente. Maputo, em Moçambique, é o número 181 do ranking e Luanda, em Angola, é a 194.

Este ano, além das cidades com maior classificação de qualidade de vida, o estudo identifica as cidades em termos de segurança pessoal, tendo por base critérios como estabilidade interna, níveis de criminalidade, eficácia da política de segurança e das relações internacionais do país.

A cidade do Luxemburgo encontra-se em primeiro lugar nessa matéria, seguida de Berna (Suíça), Helsínquia (Finlândia) e Zurique (Suíça), todas em segundo lugar. Viena (5) está à frente de Genebra e Estocolmo, na Suécia (6). Singapura é a oitava cidade mais segura e Auckland e Wellington, ambas na Nova Zelândia, estão ex-aequo em 9.º.

Em termos de segurança pessoal, Lisboa está na 47.ª posição, Maputo na 135.ª, Brasília na 131.ª, Luanda na 163.ª, Rio de Janeiro na 172.ª e São Paulo na 178.ª. Bagdade ocupa a pior posição, sendo considerada a cidade com pior qualidade de vida e a menos segura do mundo. As outras cidades que ocupam o fundo da tabela quanto à qualidade de vida são Cartum, no Sudão (217), Port-au-Prince, no Haiti (218), N’Djamena, no Chade (219), e Bangui, na República Centro-Africana (220).

Segundo a Mercer, o estudo pretende “ajudar os Governos e empresas multinacionais a remunerarem os colaboradores de forma justa quando são destacados para projetos internacionais, através de informação de relevo e recomendações sobre os subsídios que deverão ser equacionados para garantir a mesma qualidade de vida nas cidades de destino”.

As condições de vida nas cidades são analisadas anualmente tendo em conta 39 critérios, agrupados em 10 categorias, que tem em conta, nomeadamente, o ambiente social, económico e político, factores médicos e sanitários, escola e educação, serviços públicos e transportes, entretenimento, bens de consumo, habitação e o clima (Público).

Sem comentários: