sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Há festa na Mouraria.







Lisboa
Obras na Mouraria apoiadas pelo QREN começam hoje
por LusaHoje


As obras de requalificação em ruas e largos problemáticos da zona da Mouraria, em Lisboa, começam hoje, num investimento com apoio comunitário que ascende a mais de sete milhões de euros.

As obras no Largo do Caldas, no Terreirinho, no Intendente, no Benformoso, no Largo dos Trigueiros e no Sítio do Fado da Casa da Severa têm início previsto para hoje e deverão estar concluídas daqui a 10 meses, de acordo com o website oficial do Programa de Acção da Mouraria da Câmara de Lisboa.

Já as obras na Rua da Guia deverão começar em janeiro, estando previstos também 10 meses para a sua conclusão.

Também o Quarteirão dos Lagares inicia as obras hoje, mas só deverá estar concluído no final de 2012. Neste local irá funcionar o centro de inovação da Mouraria, uma espécie de "ninho de empresas e microempresas que desenvolvam actividades com caráter de criatividade e inovação". O equipamento representa um investimento de 2,6 milhões de euros (mais IVA).

Esta intervenção, assim como as que vão decorrer nos espaços públicos da Mouraria, no Largo do Intendente e na rua do Benformoso, faz parte de uma candidatura ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

Já a obra de requalificação urbanística e ambiental do Largo do Intendente e da Rua do Benformoso terá um encargo total que ronda os 1,4 milhões de euros.

No global, os projetos para aquela zona da cidade preveem investimentos que rondam os sete milhões de euros, com uma comparticipação máxima do FEDER de 3,5 milhões.

O arranque das obras vai ser assinalado com uma visita do presidente da câmara, António Costa, que será acompanhado pela ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Assunção Cristas.

Sem comentários: