quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Em defesa da Tapada das Necessidades!

Caro(a) Amigo(a)

O Fórum Cidadania Lx associa-se a esta petição lançada pelo Grupo de Amigos da Tapada das Necessidades, uma vez que o que à primeira vista era uma boa notícia - o concurso público anunciado pela CML com vista à instalação de um restaurante no antigo jardim zoológico da Tapada das Necessidades - se pode transformar de facto num pesadelo, se forem avante as obras previstas no caderno de encargos, em especial as que dizem respeito a projectos de ampliação do edificado existente e de esventramento do subsolo para colocação de infraestruturas. Isso aliado à falta de clareza quanto a pormenores vitais, como por ex. a forma como será feito o acesso dos clientes e fornecedores ao restaurante (circulação/estacionamento automóvel) faz-nos apoiar esta petição das forças vivas daquela zona de Lisboa.

Pedimos que ajudem a mais esta causa, seja por via da subscrição desta petição, disponível em http://www.gopetition.com/petitions/tapada-das-necessidades-cml-troca-projecto-social-por.html, seja na sua divulgação.

Muito obrigado.

Com os melhores cumprimentos

Paulo Ferrero, João Pinto Soares e Carlos Moura

...

Texto da petição

TAPADA das NECESSIDADES: CML troca Projecto Social por Restaurante
http://www.gopetition.com/petitions/tapada-das-necessidades-cml-troca-projecto-social-por.html

Published by Grupo Amigos Tapada das Necessidades on Sep 26, 201136 Signatures

Target: Presidente CML, Ministra da Agricultura, Ministro dos Negócios Estrangeiros
Region: Portugal
Web site: Grupo dos Amigos da Tapada das Necessidades
Sign the petition

Background (Preamble):
TAPADA das NECESSIDADES
CML troca Projecto Social por Restaurante de Qualidade Superior


Os cidadãos abaixo-assinados consideram que:

A Câmara Municipal de Lisboa pretende construir um Restaurante no antigo Jardim Zoológico da Tapada, o que é uma forma intolerável de privar a população de um espaço público e histórico de excepção.

Ignora para isso um Projecto apresentado pela Junta de Freguesia dos Prazeres, as Casinhas Encantadas, dedicado à educação das crianças e ao bem-estar dos moradores e frequentadores do Parque.

Seria devastador o resultado da instalação de um Restaurante com os seus acessos, redes de iluminação, comunicações, águas e esgotos, gás, gestão de resíduos sólidos, demolições e construções de apoio e suas periódicas operações de manutenção.

A Tapada das Necessidades e o seu arvoredo são Monumentos de Interesse Público, não podendo o património cultural da cidade ser descurado e negligenciado.

A existência desse Restaurante obrigaria a estacionamento e circulação de veículos dentro da Tapada, com intenso movimento de pessoas até altas horas, de forma totalmente incompatível com a sua conservação e segurança, comprometendo o descanso de vizinhos, a paz e o sossego do local e permitindo depredações e danos no Património.

Quaisquer novas construções iriam descaracterizar o conjunto monumental do Jardim, com um brutal impacto e sem daí resultar qualquer vantagem para o ambiente, adulterando este lugar de privilégio que foi possível preservar durante século e meio.

Em defesa de Lisboa, os cidadãos abaixo assinados rejeitam a instalação do Restaurante na Tapada das Necessidades, objecto de Concurso Público Internacional lançado pela Câmara Municipal de Lisboa e que pretendem seja anulado.

--
http://cidadanialx.blogspot.com
http://cidadanialx.tripod.com



1 comentário:

Angelica disse...

Eu gosto de post: Em defesa da Tapada das Necessidades, porque eu acredito que devemos lutar pelo que queremos. É uma pena que não respeite o espaço público que pertence a todos os cidadãos. Há uma abundância de restaurantes em jardins. Por que querem fazer um no zoológico?